“Podem mudar o meio de transporte, mas jamais irão conseguir mudar a fé de nosso romeiro’’. A observação é do empresário Francisco Carlos de Oliveira, o ‘’CHIQUINHO DO CODÓ’’, responsável pela vinda dos romeiros do Maranhão até Canindé. A estrofe da Música ‘’LONGE DISTANTE’’, do inesquecível Manoel Messias; de longe distantes tangidos por fé, de todo lugar chegam a Canindé. Não temem a jornada, correndo até risco, de qualquer maneira, vem ver São Francisco, retrata muito bem o sentimento de fé e devoção dos romeiros franciscanos.

De acordo com Rodesio Silva da Assessoria de Romarias da Paróquia de São Francisco, eles chegam no dia 03 de outubro na cidade de Canindé às 6hs. É a tradicional romaria do Codó, do Maranhão, em sua 37ª Edição. A recepção aos romeiros de Codó acontecerá no Distrito de Caiçara, que fica distante 15 km de Canindé.

Eles serão recepcionados pelo Reitor do Santuário Frei Marconi Lins, a prefeita da cidade Rozário Ximenes, Coral Vozes do Santuário, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Socorro Bastos, a imprensa local e simpatizantes da romaria.

No ano de 2014, a romaria das “Carretas do Codó”, foi impedida de seguir viagem a Canindé, devido à legislação vigente de trânsito ao transporte pau-de-arara. Para continuar a cumprir a promessa de trazer os romeiros, o empresário Francisco Carlos Oliveira, desde 2015 disponibilizou 25 (vinte e cinco) ônibus, substituindo os 12 (doze) veículos pau-de-arara, embora já fizesse parte da cultura da romaria, agora os devotos experimentam pela quarta vez uma viagem mais confortável.

‘’No início foi muito difícil convencer os passageiros a vir à viagem de ônibus, mas graças a Deus as pessoas estão entendendo que não podemos deixar acabar essa tradição’’, frisa Chiquinho do Codó.

Este ano, a maior romaria de ônibus do Brasil chega à terra dos milagres com 25 veículos e 1.100 romeiros. Na cidade eles serão acomodados no Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente – CAIC, no Bairro da Palestina, cedida pela Prefeitura através da Secretaria de Educação do Ensino Infantil e Fundamental.

Para dar uma maior segurança aos devotos, a Polícia Militar vai colocar militares de apoio no local de descanso dos fiéis, além das Guardas Municipal e Cidadã.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves