25.493 MIL QUILÔMETROS PERCORRIDOS EM DIREÇÃO A TERRA DA FÉ EM 37 ANOS.

A devoção a São Francisco atrai fieis de diversos Estados, como os romeiros do Maranhão que chegaram a Canindé.

Chegou na madrugada desta quarta-feira, dia 03 de outubro, 21 ônibus procedentes da cidade de Codó do Maranhão, com 1.104 pessoas, fieis de São Francisco das Chagas. Os devotos vêm pagar promessas e participar da programação da romaria em homenagem ao padroeiro, iniciada no último dia 24 de setembro e que será encerrada amanhã quinta-feira, com uma missa às 9hs na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e a as 16hs a procissão com a imagem do santo pelas principais ruas da cidade.

Segundo o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, a realização anual do comboio é uma promessa feita por seus pais quando moravam na cidade de Massapé, na Zona Norte do Ceará, no ano de 1967. Segundo ele, o casal e seus seguidores, viajando em jumentos sem conforto e segurança, gastavam oito dias de viagem até Canindé, para agradecerem às graças alcançadas por meio de São Francisco de Canindé. ‘’Depois que fui embora para o Maranhão, onde moro há 44 anos, resolvi manter viva essa tradição e hoje, graças a São Francisco e Deus, estou completando a minha 37ª viagem a essa terra santa’’, afirma Chiquinho do Codó.

Ao longo dessa jornada de 37 anos foram mais de 25 mil quilômetros percorridos entre Codó e Canindé, a terra da fé.

Os romeiros do Maranhão foram recebidos pelo Reitor do Santuário Frei Marconi Lins, e o Prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Assessor de Romaria Rodesio Silva às 8h30 minutos, no Distrito de Caiçara. Após a bênção dada pelo Reitor, os veículos seguiram pela CE-257, guiados por um trio elétrico que levou um grupo cantado e interpretado vários hinos em louvor a São Francisco.

Os patrulhamentos da Companhia de Policiamento Rodoviário e da Guarda Municipal garantiram a segurança do percurso de louvação. Chiquinho do Codó ganhou de presente uma réplica da Basílica de São Francisco das mãos da Prefeita.

Ao chegarem ao santuário, os romeiros seguiram para o Centro de Apoio ao Adolescente e a Criança (CAIC), que foi cedido pela Prefeitura de Canindé. Para evitar que os romeiros sofram assaltos, a Polícia Militar dará plantão 24 horas no local, bem como a Força Tática de Apoio – FTA, BP Raio  Motos farão ronda nas áreas vizinhas. Na opinião do Reitor, Frei Marconi Lins, a festa deste ano melhorou na qualidade no que se refere à organização, aos serviços de saúde e à segurança dos romeiros visitantes.

Os 1.104 fieis ficarão na cidade por um dia, quando retornam para sua cidade de origem. Toda viagem de ida e volta é financiada pelo empresário. ‘’É um compromisso que tenho com meus pais e irei cumprir até quando puder. Esses romeiros ficam felizes e isso me deixa feliz também. Estar em Canindé é estar em um lugar inexplicável, onde só acontecem coisas boas’’, afirma Chiquinho do Codó.

A prefeita Rozário Ximenes disse que os romeiros receberão todo apoio do Município. ‘’Eles estão em casa. Até a chave da cidade será entregue a eles’’, afirmou a gestora. Demonstrações de fé e emoção franciscana podem ser vistas nas ruas de Canindé neste período do ano. A programação da Festa do Padroeiro é intensa, em diversos horários, o que possibilita a participação dos mais variados perfis de romeiros. São missas, novenas, confissões, veneração ao santo. Neste ano, a festa traz como tema: ‘’Senhor fazei-me de mim instrumento de vossa paz’’

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves