Paul Kantner em 1975

Paul Kantner em 1975 (Foto: Divulgação / Wikimedia Commons)

Fãs do rock psicodélico sessentista ficaram órfãos na noite desta quinta-feira, 28. O líder e cofundador da lendária banda Jefferson Airplane, Paul Kantner morreu vítima de falência múltipla dos órgãos. O guitarrista tinha 74 anos de idade e estava internado desde a semana passada.

A morte de Kantner foi confirmada pela amiga do artista, Cynthia Bowman, segundo informações do SF Gate. Kantner já havia sofrido um ataque cardíaco em 2015.

Jefferson Airplane foi uma das bandas mais bem sucedidas e influentes do movimento psicodélico norte-americano. O grudo de San Francisco ajudou a difundir o rock psicodélico pelo resto do mundo e tem entre seus principais êxitos as canções “White Rabbit” e “Somebody to Love”.

O ponto alto do grupo foi a apresentação no histórico festival de Woodstock, em 1969. A banda acabou entrando numa turbulência, mas seguiu trabalhando. Os desentendimentos entre os integrantes foram as principais causas das desavenças que culminaram na saída do vocalista Marty Balin.

O nome do grupo foi modificado para Jefferson Starchip, a partir de meados de 1974, e vieram sucessos comerciais, sobretudo com o álbum Red Octopus (1975). Anos mais tarde, o grupo trocaria de nome mais uma vez, passando a se chamar apenas Starchip.

A formação clássica do Jefferson Airplane é composta por Paul Kantner (guitarra), Marty Balin (vocal), Signe Toly Anderson (vocal), Jerry Peloquin(bateria) e Bob Harvey (baixo).

Relembre alguns clássicos da banda:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=2EdLasOrG6c[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Vl89g2SwMh4[/youtube]

About the Author

Aflaudisio Dantas

Repórter com passagem pelo jornal O Povo. Como membro da equipe de esportes do jornal, atuou na cobertura da Copa do Mundo, em 2014. Também fez coberturas sobre os principais clubes do futebol cearense e escreveu sobre outros esportes. É fascinado por rock e por contar e ouvir boas histórias

View All Articles