O UFC volta a Toronto (Canadá) com o UFC 140, que será realizado no dia 10 de dezembro, dessa vez na arena Air Canada Centre. Quem também volta à cidade de onde tem grandes recordações é Lyoto Machida (17-2). Depois de nocautear a lenda do esporte Randy Couture, o brasileiro agora tem a chance de recuperar o cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones (14-1), a mais nova sensação do esporte. Em coletiva de imprensa aberta ao público para anúncio do evento, realizada ontem, o presidente Dana White analisou a disputa e os estilos dos lutadores.

Além do duelo valendo título, o card principal do evento também conta com outro grande atrativo para os fãs brasileiros. Pela primeira vez na história do UFC, os irmãos Nogueira, mais conhecidos como Minotauro e Minotouro, lutarão juntos em uma mesma edição. Rodrigo Minotauro (33-6-1), o irmão mais famoso, tem pela frente a sua revanche contra o americano Frank Mir (15-5). Já Rogério Minotouro (19-5), encara Tito Ortiz (17-9-1), outra lenda do esporte.

“O Anderson me ligou dizendo que gostaria de me mostrar algumas coisas”
Chegar ao título do UFC, perder o cinturão e depois recuperá-lo é um caminho difícil para todos. Mas, se no caminho há o lutador mais temido do ano, Jon Jones, essa tarefa se torna mais complicada ainda. Para isso, Lyoto Machida, oriundo do caratê, confia na sua técnica apurada e aceita de braços abertos a ajuda de outo campeão.

“O Anderson já me ligou e disse que gostaria de ir à minha cidade para treinar. Ele quer me mostrar algumas coisas e eu estou esperando. Garanto que vou estar bem preparado para essa luta. Quero superá-lo com a minha técnica”, explicou o baiano radicado no Pará. Voltar a Toronto, lugar em que nocauteou a lenda do MMA Randy Couture com um fantástico chute, anima o ex-detentor do cinturão da categoria: “Apesar de ter enfrentado uma lenda do esporte, o público me recebeu muito bem. É uma honra voltar em tão pouco tempo e disputar o cinturão aqui”, analisou. 

Com grande favoritismo que vem carregando desde que chocou o mundo ao dominar completamente e nocautear o também brasileiro Maurício Shogun, em luta que valeu o cinturão, Jon Jones sabe que deve respeitar Lyoto e seu estilo peculiar. “Nunca lutei com alguém como ele e ele nunca lutou com alguém como eu. Eu só pretendo ser eu mesmo lá dentro (octógono). A palavra agora é estudar”, explicou o campeão que fará sua quarta luta no ano, a segunda defesa de cinturão.

Dana White também concorda com Jones: “Gosto dessa luta. São diferentes estilos”. Durante a coletiva, o presidente do UFC não cansou de elogiar a “nova sensação” do esporte: “Pra ser honesto, ele (Jones) é completo. É impressionante ver um lutador com 24 anos vencer caras que já sao lendas do esporte, caras duros. Agora ele tem que lutar com outro excelente. Não quero botar pressão nele, mas temos que respeitar o que ele fez até aqui e como fez”.

Dana também analisou o estilo de Lyoto Machida e deu uma dica ao brasileiro: “Machida é muito diversificado, ficou invicto por anos e é um lutador difícil de se atingir, e de se vencer. Se o Jon andar para cima do adversário, ferrou para o cara”. E você, o que acha? Quem vai vencer essa pedreira?

P.S. Pedimos desculpas pelo longo tempo sem postagens. Tivemos alguns probleminhas, mas a partir de agora, tudo vai voltar ao normal.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles