Com a demora em decidir entre Pacaembu e Morumbi, São Paulo acabou perdendo a chance de sediar o próximo Ultimate Fighting Championship (UFC) no Brasil. O UFC 147, que terá o tão esperado reencontro entre Anderson Silva e Chael Sonnen vai ser no Rio de Janeiro, desta vez, no estádio Engenhão. A organização do evento quer bater o recorde de público, mas num local tão grande, a visão dos espectadores nas áreas mais distantes pode ficar prejudicada. O início das vendas dos ingressos e o card completo serão anunciados no próximo mês.

Por enquanto, além da revanche entre o campeão dos pesos médios Anderson Silva e o desafiante Chael Sonnen, uma disputa aguardada há dois anos, o UFC 147 também terá as duas finais, ao vivo, do TUF Brasil, e o confronto entre os técnicos Vitor Belfort e Wanderlei Silva. O UFC 147 será o primeiro da história realizado em um estádio de futebol e a organização trabalhará para estabelecer um público-recorde. A marca a ser batida é o UFC 129, realizado em abril de 2011 no Rogers Centre, no Canadá, que atraiu uma plateia de 55 mil fãs.

“Este será o maior evento esportivo do ano”, declarou o presidente do UFC, Dana White. “Maior que a NFL, que a NBA, pode escolher – o UFC 147 será maior. O mundo inteiro quer ver essa luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Somos transmitidos para mais de 150 países em 22 idiomas diferentes em 1 bilhão de lares. Onde quer que estes fãs estejam, eles irão assistir a esta luta”.

A rivalidade entre Anderson Silva (29-4-0) e Chael Sonnen (28-11-1) criou a luta mais rancorosa da história do UFC. Eles se enfrentaram em agosto de 2010 em uma batalha cheia de reviravoltas, quando Anderson, que estava sendo dominado desde o começo, finalizou seu rival americano com um triângulo no último round. Foi a sétima de nove defesas de cinturão do campeão brasileiro.

Em outra aguardada revanche, os fãs brasileiros terão a chance de ver Vitor Belfort (21-9-0) e Wanderlei Silva (34-11-1) se enfrentando no octógono. Em seu primeiro encontro, em 1998, em São Paulo, Belfort nocauteou Wanderlei Silva com 44 segundos de luta.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles