Gilson é o único cearense dentre 52 brasileiros classificados para o mundial.

Gilson é o único cearense dentre 52 brasileiros classificados para o mundial. Foto: Luta Mais

O lutador cearense Gilson Neném está pronto para o desafio em Abu Dhabi, palco do World Professional Jiu-Jitsu Cup (WPJJC), maior campeonato de jiu-jitsu do mundo. Vencedor da seletiva de Manaus, o atleta garantiu um Free Pass (passagens, hospedagem e alimentação pagas) e viajou nesta segunda-feira (8) para o torneio, que ocorre entre nos dias 13 e 14 de abril.

Gilson participou de cinco lutas durante a seletiva. Essa é a média de lutas que o atleta também espera fazer no mundial. “Estou treinando muito e espero sair de lá campeão”, diz o lutador. Gilson é o único cearense dentre os 52 brasileiros classificados. Praticante de jiu-jitsu há dez anos, ele treina na academia Evolution, em Fortaleza, em média oito horas por dia. Gilson garante estar preparado para representar o Estado. “Eu tentei continuar com o treinamento que já vinha fazendo para a seletiva. Treinei muito a parte física. Numa luta, ela representa uns 80% do desempenho do lutador”, disse.

O cearense competirá na categoria até 65kg – modalidade vencida até hoje apenas por brasileiros. Segundo ele, a vitória na seletiva e a classificação para o mundial abriram portas para o apoio de patrocinadores. “Acho que o jiu-jitsu no Estado está crescendo, apesar de ainda enfrentarmos a dificuldade da falta de apoio. É difícil viver de esporte aqui no Ceará porque falta apoio do Governo e dos empresários”, avaliou.

Criado em 2009 por iniciativa do príncipe Mohame Bin Zayed Al Nahyan, o WPJJC distribuirá prêmios de ate US$ 30 mil para os vencedores das diversas categorias. (Liana Costa)

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles