Foto: Banco de Dados do O POVO

Foto: Banco de Dados do O POVO

Assim como o futebol, o MMA também terá a uma Copa do Mundo realizada em 2014. A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, receberá entre 30 de junho e 6 de julho do próximo ano, a 1ª Copa do Mundo de MMA Amador. A partir de novembro, a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) realizará disputa de seletivas regionais e nacional para definir os integrantes que vão representar o Brasil no torneio.

As informações e detalhes para a criação da seleção brasileira de MMA amador foram divulgadas durante o 1º Congresso Brasileiro de MMA, realizado na última sexta-feira (6), no Rio de Janeiro. Serão cinco seletivas regionais, uma em cada região do país, e uma seletiva nacional em abril de 2014.

Os lutadores poderão se inscrever entre os dias 1 e 31 de outubro no site oficial da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CAB). O resultado será divulgado no dia 11 de novembro, com 128 atletas escolhidos por seletiva, sendo 16 lutadores para cada uma das oito categorias: peso-pesado, meio-pesado, médio, meio-médio, leve, pena, galo e mosca.

A seletiva Nordeste será realizada em Fortaleza, nos dias 7 e 8 de dezembro. As cidades de Goiás, Manaus, Florianópolis e Rio de Janeiro foram as outras escolhidas para representar as demais regiões.

Os três primeiros colocados de cada uma das cinco seletivas serão classificados para a seletiva nacional, que acontecerá nos dias 19 e 20 de abril do próximo ano, no Rio de Janeiro.

Atletas femininas também poderão participar

As lutadoras poderão se inscrever entre 21 e 30 de março do próximo ano. Serão selecionadas 16 atletas para cada uma das quatro categorias: pena, galo, mosca e palha. Os detalhes serão divulgados no site da CAB em breve.

Regras da Copa do Mundo de MMA Amador

As regras tem como objetivo de proteger a integridade física dos atletas e algumas técnicas são proibidas: joelhadas no rosto, cotoveladas em pé e no chão, chaves de calcanhar, pisões no pé e pedaladas no rosto. Além disso, os atletas terão que usar protetor genital e bucal, caneleiras e luvas específicas.

O tempo dos combates também mudou. Serão apenas dois rounds de cinco minutos, com um intervalo de 90 segundos entre eles. No caso de empate, haverá um terceiro round para o desempate.

Confira mais informações sobre as seletivas da seleção brasileira de MMA Amador

MMA

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles