Coletiva teve a presença de José Moreno (esquerda), manager do BKF, Moacir Gonçalves (centro), organizador do evento, e Fernando Moura, coordenador de arbitragem do BKF 3

Coletiva teve a presença de José Moreno (esquerda), manager do BKF, Moacir Gonçalves (centro), organizador do evento, e Fernando Moura, coordenador de arbitragem do BKF 3

Seis dias após a realização da 3ª edição do Brazilian King Fighter (BKF), no ginásio Paulo Sarasate, a organização do evento convocou uma coletiva de imprensa para apresentar uma posição oficial sobre a disputa do cinturão do peso-leve entre Willamy Chiquerim x Paulo Guerreiro, em virtude da polêmica sobre o desfecho do combate, que terminou em No Contest (luta sem resultado), após Guerreiro alegar que teria recebido uma joelhada no testículo, o que foi enquadrado como golpe ilegal não intencional.

Após uma avaliação criteriosa das imagens da luta,  a coordenação de arbitragem e a organização do BKF constataram que a joelhada de Chiquerim não atingiu o testículo de Paulo Guerreiro e, portanto, não foi um golpe ilegal. Diante disso, Guerreiro foi desclassificado por ‘simulação de golpe baixo’ e, por tabela, Chiquerim foi declarado o vencedor da luta e campeão do cinturão do peso-leve.

O caso, inclusive, foi levado para análise na Confederação Brasileira de MMA (que chancela o evento), que chegou à mesma conclusão da comissão de arbitragem do BKF 3.

Imagem mostra que Chiquerim não atingiu a genitália do adversário. Foto: Reprodução

A LUTA

O duelo acabou no final do 1º round, após Chiquerim acertar uma joelhada que teria acertado as chamadas ‘partes baixas’ do adversário e foi considerado pela arbitragem como ‘golpe ilegal não intencional’. Atendido por cerca de cinco minutos, Guerreiro não apresentou condições de seguir na luta.

O VÍDEO

Vídeo mostra que golpe de Chiquerim em Paulo Guerreiro no BKF 3 foi legal

A VERSÃO DOS LUTADORES:

No dia do combate, o blog Clube da Luta conversou com os dois lutadores e ouviu de cada um a sua versão sobre o resultado do combate.

Veja a fala de Willamy Chiquerim:

[youtube]http://youtu.be/935kpI5el3E[/youtube]

Confira a entrevista de Paulo Guerreiro:

[youtube]http://youtu.be/5FRfLXwDjso[/youtube]

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles