Cyborg ministrou o seminário para cerca de 60 praticantes. Foto: Bruno Balacó/O POVO

Cyborg ministrou o seminário para cerca de 60 praticantes. Foto: Bruno Balacó/O POVO

Acostumado a conquistar campeonatos mundiais, pan-americanos e brasileiros de jiu-jitsu, Roberto Cyborg firmou de vez seu nome na história do esporte em 2013 ao conquistar o mais badalado torneio de lutas agarradas do planeta, o ADCC. Em outubro desse ano, derrotou Marcus Buchecha (principal nome da atualidade na arte suave) na final dos Absolutos com um placar arrasador de 10×0. Realizou ali o grande sonho da sua vida.

Dois meses após a conquista épica, Cyborg desembarcou em Fortaleza para ministrar um seminário de jiu-jitsu bastante concorrido e movimentado na academia Team Nogueira, neste sábado (14). O evento contou com a presença de praticamente das principais academias da Capital e atletas de todas as faixas de graduação (da branca à preta).

Mais do que ensinar técnicas e posições, Cyborg motivou seus alunos com conselhos sobre preparação mental e os sacrifícios que um praticante da arte-suave precisa para ser um vencedor na vida. Tudo, com boas pitadas de bom-humor.

O blog Clube da Luta acompanhou passo a passo as três horas de seminário e bateu um papo com o super campeão do ADCC 2013:

Confira:

[youtube]http://youtu.be/8GqvJg04KSg[/youtube]

Quem também esteve presente foi a fera da arte-suave, Paulo Miyao, convidado a participar do seminário. O atleta é um verdadeiro fenômeno do esporte e se tornou, em 2013, campeão Mundial em sua categoria, peso pluma (64 kg), e na categoria absoluto (sem limite de peso), na faixa marrom. Mais recentemente, Miyao conquistou a faixa-preta e já busca novos títulos. Confira a entrevista de Miyao:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lzQBnC2urXU&feature=share&list=UUxw7-Mpsa4PjvM1TxL_szkA[/youtube]

Blog Clube da Luta participa do seminário!

Lucas Mota em ação no seminário de Cyborg. Foto: Bruno Balacó/O POVO

Lucas Mota em ação no seminário de Cyborg. Foto: Bruno Balacó/O POVO

“Fiquei feliz de poder participar do seminário do Roberto Cyborg. Pratico jiu-jitsu a cerca de um ano, então, como amante do esporte, você sempre deseja aprender técnicas com os melhores. Além de passar várias técnicas da arte-suave e, principalmente, a técnica característica de Cyborg, o Tornado, ele também deixou uma mensagem bem legal aos participantes do aulão de jiu-jitsu. Acredito que todos que participaram do seminário, saíram admirados com as posições passadas pelo atleta” (depoimento de Lucas Mota, repórter do blog Clube da Luta)

Veja a galeria de fotos do evento:

 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles