Jones e Cormier não se encaram na pesagem oficial do UFC 182 | Foto: Twitter/Reprodução

Jones e Cormier não se encaram na pesagem oficial do UFC 182 | Foto: Twitter/Reprodução

Finalmente, a ansiedade vai terminar. Neste sábado, 3, o campeão Jon Jones enfrenta Daniel Cormier. O duelo ganhou uma repercussão ainda maior por conta das provocações e confusões fora do octógono. Além deles, três lutas merecem destaques: Donald Cerrone x Myles Jury, Nate Marquardt x Brad Tavares e Hector Lombard x Josh Burkman.

Na seção dos palpites para o UFC 182, vamos ter os jornalistas Bruno Balacó e Lucas Mota, do Blog Clube da Luta do O POVO. Além deles, a equipe convidou o ligadíssimo e viciado em lutas, Miguel Pontes. Vamos deixar de papo furado e conferir os comentários e palpites!

Jon Jones x Daniel Cormier

  • Bruno Balacó – A luta principal do UFC 182 tem tudo para ser a mais acirrada de 2015 na organização. Por se tratarem de dois atletas duríssimos, que nunca foram nocauteados e nem finalizados. Acredito em um embate longo, inicialmente estudado, mas que com o passar do tempo deve se desenvolver para uma trocação franca. Jones inegavelmente tem um repertório de golpes mais interessante, mas Cormier é um atleta de nível olímpico, tem muita força e pode surpreender o campeão na luta agarrada. Particularmente, torço para Cormier, também para dar uma chacoalhada na categoria dos meio-pesados. Mas meu palpite de vencedor da luta é para Jon Jones, em um duelo decidido pelos juízes. Imagina que ele vença ao seu melhor estilo: somando pontos de forma estratégica até o fim do combate. Palpite: Jones por pontos.
  • Lucas Mota – Sem dúvida, independente do resultado, será um duelo memorável. Nos últimos anos, me acostumei a criar grande expectativas sobre os adversários de Jon Jones. Mas, todos caíram no jogo fatal do campeão. Daniel Cormier é o maior desafio do dono da divisão dos meio-pesados. Wrestler de alto nível, DC buscará encurralar Jones, pressionar no boxe e derrubar, porém, o melhor atleta “pound for pound” do UFC vai impor seu jogo, controlar a distância e acertar cotoveladas cortantes. Palpite: Jones por pontos.
  • Miguel Pontes – A emoção me faz torcer muito para o Daniel Cormier, porém a razão me mostra que Jon Jones tem o melhor retrospecto e melhor arsenal, vencendo cinco ex-campeões de forma incontestável. É o tipo de lutador que cresce conforme a luta se estende ao contrário de Cormier, que tende a cair de rendimento. Por outro lado, Cormier tem grande poder de nocaute e, talvez, o melhor jogo de chão (no ground and Pound) dessa divisão. Mas temo não ser suficiente para derrotar o campeão. Palpite: Jones por nocaute.

Donald Cerrone x Myle Jury

  • Bruno Balacó – Dois lutadores em grande fase sentindo o cheiro do cinturão dos pesos-leves do UFC. Tanto Donald Cerrone quanto Myles Jury são talentos na trocação e estão embalados por vitórias seguidas. Vai ser uma luta dura para ambos. Mas acho que a experiência de Donald Cerrone vai fazer a diferença. A chave para a vitória deve a ser luta no solo, onde o Cowboy já mostrou que é muito perigoso, finalizando muita gente boa. Palpite: Cerrone por finalização.
  • Lucas Mota – Quem não é fã do papa-bônus do UFC? O experiente Donald Cerrone sabe como dar show dentro do cage. Lutador de muay thai afiado e jiu-jitsu perigoso, o carequinha tenta o sexto triunfo contra o atleta em ascensão Myles Jury. Em roda de conversa com amigos jornalistas, sempre os vejo animados com o americano da Alliance MMA, que está invicto na carreira. Acredito que Cerrone será o teste de fogo para o ex-TUF. Palpite: Cerrone por pontos.
  • Miguel Pontes – A revelação Myles Jury contra o versátil Donald Cerrone. Jury está invicto há 15 lutas e ganhou o status de revelação. Essa luta contra o Cerrone será seu maior teste até agora no UFC, mas provavelmente irá conhecer sua primeira derrota para a boa trocação e o jogo de chão do Cowboy. Uma coisa é certa: as lutas de Cerrone são sempre emocionantes. Palpite: Donald Cerrone por nocaute.

Brad Tavares x Nate Marquardt

  • Bruno Balacó – Duelo de dois atletas que não vivem seus melhores dias. Nate Marquardt leva vantagem na luta em pé e também na luta agarrada diante Brad Tavares, um nome que despontou no UFC como sensação, mas ultimamente tem passado vexame no octógono. Portanto, acredito que não deve ter muito trabalho para colocar mais uma vitória no seu vasto currículo no MMA, que já beira 50 lutas profissionais. Palpite: Marquardt por nocaute.
  • Lucas Mota – Não é um duelo dos mais animadores. Nenhum dos dois vai chegar longe na categoria. Porém, são atletas que saem na mão. Com mais de 48 lutas no cartel, o experiente Nate Marquardt vai cravar a terceira derrota seguida de Brad Tavares. Palpite: Marquardt por finalização.
  • Miguel Pontes – Essa é uma luta de dois caras que precisam provar seu valor para o UFC. Tavares vem de duas derrotas enquanto Nate Marquardt vem de vitória contra o James Te-Huna, além de ter um bom ground and pound. Não vejo Brad Tavares vencendo essa luta. Palpite: Marquardt por finalização

Hector Lombard x Josh Burkman

  • Bruno Balacó – Os dois lutadores vêm com ‘sangue nos olhos’ para esse duelo. Aposto em um nocaute de Hector Lombard. O cubano, após um início decepcionante no UFC, parece estar retomando a boa fase, dos tempos de Bellator. Josh Burkman terá mais chances se a luta for para o solo, mas Lombard vem mostrando ter uma boa defesa de queda para se safar das investidas de seus oponentes. Palpite: Lombard por nocaute.
  • Lucas Mota – Hector Lombard ficou ainda mais duro na categoria dos meio-médios. O jogo do cubano é boxe de força e brutalidade. Fora que o “Showeather” evoluiu bastante no wrestling. Algúem esqueceu o que ele fez com Jake Shields? Gleison Tibau já me confidenciou em entrevista que Hector é um dos mais perigosos da American Top Team. O veterano Josh Burkman, que retorna ao Ultimate, vai ser triturado dentro do cage. Palpite: Lombard por nocaute.
  • Miguel Pontes – Josh Burkman deve lutar de maneira defensiva no começo do round onde o Lombard é mais eficiente e agressivo. Se ele conseguir levar a luta para o ultimo round talvez tenha chance de vitória ja que o rendimento do cubano cai bastante. Mas acredito que Hector Lombard ganha essa luta por nocaute. Palpite: Hector Lombard por nocaute .

Restante do card do UFC 182:
Peso-mosca: Louis Gaudinot x Kyoji Horiguchi
Peso-leve: Danny Castillo x Paul Felder
Peso-galo: Marcus Brimage x Cody Garbrandt
Peso-pesado: Shawn Jordan x Jared Cannonier
Peso-leve: Evan Dunham x Rodrigo Damm
Peso-meio-médio: Mats Nilsson x Omari Akhmedov
Peso-galo: Alexis Dufresne x Marion Reneau

 

 

MMA, UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles