Rony Jason venceu por finalização sua última luta no UFC, em maio | Foto: William Lucas/inovafoto

Rony Jason venceu por finalização sua última luta no UFC, em maio | Foto: William Lucas/inovafoto

Os fãs de MMA foram surpreendidos nesta quinta-feira, 18, com a notícia de que Rony Jason foi pego no antidoping. Em comunicado, a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) revelou que o lutador cearense testou positivo para o diurético hidroclorotiazida, substância proibida pelo código mundial de controle de dopagem (WADA).

Em virtude disso, a Comissão informou que o resultado de sua última luta, contra o americano Damon Jackson, no último dia 30 de maio, no UFC Goiânia, que terminou com vitória do cearense por finalização no 1º round, foi alterado para “No Contest”, ou seja, luta sem resultado. Pelo desempenho no combate, o campeão do The Ultimate Fighter (TUF) Brasil 1 havia recebido o bônus de ‘Desempenho da Noite’. A premiação, de U$ 50 mil, foi cassada.

No UFC desde 2012, Rony Jason também foi punido com 9 meses de suspensão, contados a partir de 30 de maio de 2015 e, dessa forma, só estaria apto a lutar novamente no próximo ano.

A DEFESA

Pela finalização em sua última luta, Jason recebeu o bônus de Desempenho da Noite | Foto: William Lucas/inovafoto

Pela finalização em sua última luta, Jason recebeu o bônus de Desempenho da Noite | Foto: William Lucas/inovafoto

O cearense, que 31 anos, tem cinco dias para pedir a contraprova do exame e pode enviar um advogado ou comparecer na abertura do exame, que deve ser bancado pelo próprio lutador. Em vídeo postado em suas redes sociais, Rony Jason garantiu inocência e diz fez uso de nenhum método ilícito para perder peso.

“Vou recorrer. Já acionei meu advogado. Não uso nada. Vou fazer exame de sangue para mostrar que não sou adepto a metódos ilícitos pelo UFC. Tenho 10 lutas no UFC, sendo 7 fora e 3 dentro da casa (em alusão ao reality show TUF Brasil)”, comentou o atleta.

Jason admtiu ainda estar bem bastante chateado com a notícia do doping e que, por se considerar inocente, não tinha porque pedir desculpas aos fãs. “Estou muito triste. Não vou nem pedir desculpas porque não usei, não uso e não sou adepto a quem usa. Sou um atleta limpo”, garantiu.

Confira a íntegra do vídeo:

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Explicação do exame de doping da federação. Por favor #compartilhem

Posted by Rony Jason on Quinta, 18 de junho de 2015

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles