Jones lidera o ranking peso-por-peso do UFC. Foto: UFC/Divulgação

Jones lidera o ranking peso-por-peso do UFC. Foto: UFC/Divulgação

Após 15 meses longe do octógono, Jon Jones está de volta. Afastado do mundo da luta por uma série de problemas particulares, como o envolvimento com drogas e um processo que responde por lesão em acidente automobilístico, “Bones”, como é conhecido no meio do MMA, tem retorno ao Ultimate marcado para hoje, cercado de holofotes, por protagonizar a luta da principal da edição do UFC 197, em Las Vegas.

O seu adversário é o haitiano Ovince St-Preux, em duelo que vale o cinturão interino da divisão dos meio-pesados. Inicialmente, Jones estava escalado para lutar contra Daniel Cormier, pelo título definitivo da categoria, mas o atual campeão se lesionou na reta final de sua preparação, deixou o card e foi substituído em seguida por St. Preux, 6° colocado no raking dos meio-pesados do Ultimate.

Para Jon Jones, o duelo deste sábado é visto como uma forma de “limpar o seu nome com os fãs” e justificar o posto de melhor lutador peso-por-peso do mundo, que ostentava antes do seu afastamento provisório do UFC, em 2015. Bones tem 16 lutas na maior organização de MMA do mundo, com 15 vitórias e apenas uma derrota, sendo esta por desqualificação por golpe ilegal, no duelo contra Matt Hamill. Contra St. Preux, Jones dá início ao seu projeto para retomar o topo da divisão dos meio-pesados, que dominou por quatro anos, entre março 2011 e março de 2015, quando fez sua última luta.

“Durante esse ano tive tempo para sentar e reavaliar minha carreira e o quão importante isso é para mim, me reinventar dentro e fora do octógono. É uma bênção ter um emprego que não parece um emprego, porque eu amo o que faço. Os fãs verão uma versão melhorada de mim”, prometeu o ex-campeão.

BRASILEIROS EM AÇÃO

A edição do UFC 197 conta ainda com a presença de cinco brasileiros no card. Destaque para o duelo entre o carioca Edson Barboza e o ex-campeão dos pesos-leves do UFC, o americano Anthony Pettis. Em outro combate do card principal, o mineiro Rafael Sapo enfrenta o australiano Robert Whittaker. No card preliminar, mais três brazucas: Juliana Lima, a “Ju Thai”, que duela contra o americana Carla Sparza (ex-campeã dos pesos-palhas do UFC), Glaico França, que encara o americano James Vick, e Marcos Pezão, que mede forças contra o americano Client Hester.

SERVIÇO
UFC 197
Quando: 23 de abril de 2016
Onde: Las Vegas (Estados Unidos)
Horário: a partir das 19h30min
Transmissão: Canal Combate

CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Ovince St-Preux
Demetrious Johnson x Henry Cejudo
Anthony Pettis x Edson Barboza
Robert Whittaker x Rafael Natal
Yair Rodriguez x André Fili

CARD PRELIMINAR 
Sergio Pettis x Chris Kelades
Danny Roberts x Dominique Steele
Carla Esparza x Juliana Lima
Glaico França x James Vick
Walt Harris x Cody East
Marcos Pezão x Clint Hester
Efrain Escudero x Kevin Lee

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles