Iamik exibe com orgulho a bandeira de seu país ao ser coroado campeão do Action Fight. Foto: Alex Zenon/Divulgação

Iamik exibe com orgulho a bandeira de seu país ao ser coroado campeão do Action Fight. Foto: Alex Zenon/Divulgação

Há quatro anos, Iamik Furtado tomou uma decisão que mudou sua vida. Deixou seu país de origem, a Guiné Bissau, na África, para tentar a sorte no Brasil, por meio dos estudos. O destino escolhido foi Fortaleza. Chegando em solo, ingressou na faculdade, escolhendo o curso de Gestão de Finanças. Paralelo à vida acadêmica, encontrou a oportunidade de reviver uma grande paixão de sua infância: as artes marciais.

Em uma academia do bairro Passaré, passou a praticar muay thai e sanda, em pouco tempo, já estava participando de torneios, assessorado pela equipe Dragon Kombat, liderada pelo mestre Marcos Batista. Começou bem, conquistando títulos. No final de 2014, resolveu se arriscar no MMA. E os resultados continuaram aparecendo, assim como os convites para lutar em grandes organizações. Primeiro, no Limo Fight, onde venceu em sua luta de estreia.

Por último, no Action Fight Brasil, onde realizou a luta principal da edição do último dia 23 de julho. Em luta pelo título dos pesos-leves, venceu James Silveira por nocaute técnico e conquistou o cinturão da categoria.

Seu primeiro título no MMA. Agora, ele se vê diante de um novo desafio. No próximo dia 22 de outubro, fará uma das lutas principais do Troia FC. Pela enfrenta, encara o experiente Lázaro Bidu, com passagem pelo UFC.

Banner de divulgação da próxima luta de Iamik. Foto: Divulgação

Banner de divulgação da próxima luta de Iamik. Foto: Divulgação

Em entrevista ao Blog Clube da Luta, Yamik, que recebeu nos meio das lutas o apelido de Leão Africano, relembrou sua trajetória, repercutiu sua última vitória contra James Silveira e comentou a expectativa para enfrentar Bidu. Confira a entrevista, realizada na redação do jornal O POVO, em Fortaleza.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles