Roger Gracie é decampeão de jiu-jitsu. Foto: Strikeforce

As atenções dos fãs da arte-suave se voltaram para o Rio de Janeiro neste domingo (23). Em uma das revanche mais esperadas da história do jiu-jitsu, Roger Gracie venceu Marcus ‘Buchecha’ no tira-teima em duas lendas do jiu-jitsu, que protagonizaram o duelo principal do Gracie Pro, realizado no Parque Olímpico da Barra.

O triunfo ocorreu de forma categórica, no melhor estilo Roger Gracie, quando ele laçou as pernas na barriga do oponente e encaixou o estrangulamento com a lapela do quimono. Sufocado, ‘Buchecha’ foi obrigado a dar os três tapinhas em desistências, confirmando a vitória de Roger por finalização.

Ao término do combate, a torcida delirou. Amigos e familiares de Roger invadiram o tatame para celebrar a vitória com ele, que, aos 35 anos, se aposentou oficialmente do jiu-jitsu. Uma despedida em grande estilo.

Até então, os dois decampeões mundiais de jiu-jitsu haviam se enfrentado apenas uma vez, em 2012, em combate do Metamoris, quando a competição era disputada sem punições.

Apesar de ter anunciado que essa seria sua última luta nos tatames, Roger ainda pretende seguir carreira nas artes marciais, mas agora focado no MMA, onde já realizou 10 lutas. O seu histórico é bem positivo: 8 vitórias e 2 derrotas. A última apresentação ocorreu em junho de 2017, quando finalizou Michal Pasternak, no One Championship 42.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles