Tradicional roda de capoeira, o grupo se reúne no bairro Henrique Jorge. Foto: Arquivo Pessoal

A capoeira é uma arte marcial genuinamente brasileira, que possui milhares de adeptos nos quatro cantos do País. No Ceará, a prática é bastante difundida formalmente há quase meio século. O Grupo Zumbi de Capoeira é considerado um dos pioneiros do Estado, desenvolvendo a representação cultural na sua essência, misturando esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira. Em 2018, a agremiação está em festa e chega à expressiva marca de 40 anos de atividade ininterrupta.

Fundada por Everaldo Monteiro de Assis, mais conhecido como Mestre Ema, o grupo surgiu no bairro Planalto Pici, em 1978, e hoje tem sua sede instalada no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza. Ao longo de sua trajetória, o Zumbi de Capoeira realizou um notável trabalho social com crianças e jovens carentes da periferia, principalmente em comunidades dos bairros Henrique Jorge, Monte Castelo, Padre Andrade, Messejana, João XXIII e Praia do Futuro, além de inserções em outros municípios do estado, como Paraipaba e
São Benedito.

Para celebrar o seu 40º aniversário, o grupo está preparando um evento comemorativo, com programação bem diversa, incluindo oficinas de musicalidade, aulas práticas, discussões teóricas, além de rodas de conversa com as primeiras gerações da capoeira no Ceará.

A festa se estenderá entre os dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado) de abril. No primeiro dia, as atividades festivas serão realizadas no Theatro José de Alencar. Na ocasião, serão homenageados os mestres da primeira geração de capoeira do Estado.

No sábado, a programação será realizada no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Henrique Jorge, o QG do grupo. Além de palestras e oficinas, o dia será animado pela presença do Mestre Zé Renato, primeiro mestre de capoeira do estado. O evento também terá um momento de integração, com presença de alunos do interior cearense, de São Paulo e até da Europa.

Fica aqui o reconhecimento da coluna a esse importante grupo, pelo seu belo trabalho social, cultural, esportivo e cidadão. Vida longa ao Grupo Zumbi de Capoeira.

UFC COM CRIS CYBORG EM AÇÃO

Para os fãs de MMA, a grande atração do fim de semana é o UFC 222, que traz como grande atração a brasileira Cris Cyborg, que faz sua segunda defesa de cinturão dos pesos-penas (até 65,8kg) contra a russa Yana Kunitskaya, ex-campeã do Invicta FC, que faz sua estreia na organização. Sem pestanejar: Cyborg é favoritaça e tem tudo para manter o Brasil com dois cinturões (o outro é de Amanda Nunes, campeã peso-galo feminino). O UFC 222, em Las Vegas, conta com mais dois brasileiros no card: os pesos-galos Pedro Munhoz e Ketlen Vieira. O evento começa neste sábado (3) as 20h30min, com transmissão na íntegra no Canal Combate.

* Reprodução da coluna publicada no jornal O POVO nesta sexta-feira, 2 de março de 2018.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles