Essa será a 3ª vez que Jonathan disputará o Sul-americano integrando a seleção brasileira. (Foto: Bruno Balacó)

O Ceará vem se firmando nos últimos anos como um dos principais celeiros do caratê brasileiro. Isso ao ponto de atletas como Breno Matheus e Taís Oliveira estarem vivos na briga por vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Além deles, uma jovem revelação da modalidade começa a despontar: Jonathan Benvindo. Aos 17 anos, o carateca de Caucaia vem trilhando carreira vitoriosa em competições de base, onde já soma uma coleção de mais de 200 medalhas. O último feito foi a conquista do ouro na categoria -55kg na seletiva nacional de karatê, disputada na semana passada, em Brasília.

Com o resultado, o cearense garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Júnior, em outubro, no Rio Grande do Sul, e se assegurou no Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em abril, na Bolívia. Essa será a terceira vez que Jonathan representa o Brasil na competição. “Em 2017, consegui medalhar, com o bronze. Fui ano passado. Agora, com mais experiência, espero ser campeão. Treino de segunda a sexta-feira. Tô fazendo de tudo para chegar bem preparado”, afirmou Jonathan. Em entrevista á coluna, o atleta mostrou que sonha alto. “Depois do Sul-Americano, minha meta é chegar ao Pan-Americano e de lá para o Mundial. Em 2024, quem sabe, disputar minha primeira Olimpíada”, projeta.

Para viabilizar sua participação nas competições nacionais e internacionais, Jonathan conta que a ajuda que recebe de um patrocinador é fundamental. “Tenho o apoio do Instituto Aço Cearense, que vem me apoiando. As passagens são muito caras. Se não fossem eles, eu não conseguiria viajar para nenhum canto fora do Brasil”, afirmou o atleta, que treina na equipe Caucaia Dojô de Karatê, liderada pelo mestre Glauber Oliveira.

Veja a entrevista com Jonathan Benvindo:

*Coluna de Bruno Balacó publicada no jornal O POVO nesta sexta-feira, 12 de abril de 2019. 

 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles