Com o Circuito Sesc de Corridas suspenso durante o período de controle do novo coronavírus, os apaixonados pela modalidade ganharam uma opção para seguir praticando corrida de forma segura e não perder a forma. Trata-se do Circuito Sesc de Correr em Casa, que realiza provas de corrida estacionária. Na sexta-feira(8), haverá a etapa Torres simulando uma corrida de 10Km peças ruas da cidade. A atividade contará com a orientação de educadores físicos do Sesc por meio de uma transmissão ao vivo na página www.facebook.com.br/sescrs.

Até o dia 13 de maio, o Circuito seguirá com três provas por semana, sempre às 20h, simulando corridas de 3km (às segundas-feiras), 5km (às quartas-feiras) e 10km (às sextas-feiras), com etapas no RS. As corridas são uma iniciativa do Sesc gaúcho e seguem as etapas programadas pelo Circuito de Corridas no estado. Mas a atividade é aberta para todos os corredores do país.

Essa é uma alternativa encontrada para aqueles que estão com saudade do tradicional Circuito Sesc de Corridas, que ocorre em todo país com mais de 120 provas por ano. A corrida estacionária é uma modalidade em que o atleta corre sem sair do lugar e é uma ótima opção de treino aeróbico. Nesse exercício, o corredor não usa os mesmos músculos que o impulsionam a se mover para a frente e usa mais as pontas dos pés, o que aumenta a força do tornozelo e da perna.

Até agora, o Circuito Sesc de Correr em Casa já teve 12 etapas e mobilizou 78,8 mil pessoas, que visualizaram as lives no perfil do Sesc/RS no Facebook. Cerca de 4 mil atletas se inscreveram para as provas, que já teve como cenário as cidades de Atlântida Sul, Caxias do Sul, Capão da Canoa, Santa Maria, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Camaquã, Rio Grande, Lajeado, Porto Alegre, São Leopoldo, Passo Fundo e Pelotas.

A ideia do projeto, promovido pelo Sesc e pelo Correr é Fácil, é que os participantes visitem virtualmente as cidades das 19 etapas que fazem parte Circuito Sesc de Corridas e mantenham o treino em dia. Para isso, os colaboradores fazem imagens do trajeto em cada município e projetam em um telão durante as transmissões ao vivo.

Durante as lives, os instrutores do Sesc comentam peculiaridades do trajeto e orientam os corredores com dicas de respiração e sobre a prática da corrida estacionária. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorreremcasa, para quem quiser registrar presença, receber um selo de participação virtual e participar do sorteio de cortesias para o Circuito Sesc de Corridas, que será feito no perfil www.instagram.com/correrefacil após a live. Pessoas que quiserem apenas participar das etapas, sem certificados ou sorteio, não necessitam de inscrições prévias.

Circuito Sesc de Corridas
O Circuito Sesc de Corridas está presente em todas as regiões do país, reunindo anualmente mais de 120 provas de rua. Criado em 2018, tem como objetivo incentivar à prática de exercícios físicos e propiciar um estilo de vida saudável. Realiza provas tanto nos grandes centros, como em municípios do interior e comunidades periféricas, ampliando o acesso para os atletas e incentivando iniciantes na modalidade.

Outra característica do circuito é promover a integração dos participantes e familiares, por meio de ações de lazer e entretenimento, realizadas paralelamente às provas, como jogos educativos, aulões de ginástica e recreação. O Sesc desenvolve outras atividades dentro da área esportiva e de desenvolvimento físico, atendendo pessoas com os mais diversos níveis de habilidade. Para tanto, mantém uma moderna e bem equipada estrutura de lazer, que reúne os requisitos de acessibilidade, sustentabilidade e socialização.

SERVIÇO:

Dias: segunda-feira (10min/3km), quarta-feira (20min/5km) e sexta-feira (30min/10km) Inscrições: pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorreremcasa. Após a realização das etapas, haverá sorteio de cortesias do Circuito Sesc de Corridas para os inscritos, pelo perfil @correrefacil no Instagram. *Pessoas que quiserem apenas participar das etapas, sem certificados ou sorteio, não necessitam de inscrição prévia

Etapas:  08/05: Torres – 10km; 11/05: Uruguaiana – 3km e 13/05: Santa Cruz do Sul – 5km.

About the Author

Paulo Rogerio

Jornalista, 59 anos, corre há 12. É autor da fanpage e instagran Corrida de Rua no Ceará. Foi editor de Esportes, Cidades e Economia, e ombudsman do O POVO. Titular da coluna impressa Corrida de Rua por três anos , também no O POVO. Atuou ainda como Colunista no site Globo Esporte @corridaderuanoceara

View All Articles