Viajar é coisa de gente rica? Não necessariamente. Apesar de muitas pessoas acreditarem que só viaja quem tá com muito dinheiro sobrando, essa não é uma verdade absoluta. Viajar não é algo inatingível. No entanto, mais do que qualquer outra coisa, é importante querer. Querer mesmo! Não se pode negar que muitas dessas pessoas que estão sempre viajando, realmente têm muito dinheiro. No entanto, há uma quantidade significativa de viajantes que é gente como a gente. Vive uma vida normal com boleto para pagar, dias corridos e muitas outras preocupações. ​

A questão é a seguinte: essas pessoas colocaram como uma das suas principais prioridades viajar e optaram por abrir mão de algumas coisas em prol de fazer o que mais gostam: conhecer o mundo e viver experiências únicas. É uma questão de escolha. Não é que elas estão ricas, apenas decidiram juntar dinheiro, pesquisar, procurar promoções de madrugada, cadastrar em sites de alertas, escolher hospedagem mais em conta, optar por épocas de baixa estação, pedir dicas a amigos, entre muitas outras coisas.

Esse é o principal objetivo desse blog: provar que Dá Pra Viajar! Isso por meio de dicas de como economizar e adaptar uma viagem a cada bolso, como também divulgar promoções imperdíveis. Diferente dos tradicionais blogs de viagem, o nosso tem o objetivo de dar dicas reais e viáveis, desmitificando que viajar é “ostentação” e “coisa de gente rica”. Além de tudo, terá um conteúdo direcionado para os cearenses, com dicas de promoções de passagens saindo de Fortaleza e personagens locais (viajantes e profissionais daqui).

Então para começar com tudo, aí vão 5 dicas simples que irão ajudar você a parar de deixar pra depois e começar a se preparar para a viagem dos seus sonhos! Você vai precisar de um pouquinho de disposição para pesquisar, mas vai por mim: vale a pena!

1. Fique de olho nas promoções

Todo mundo ama aproveitar aquela promoção inacreditável, né? Para economizar e viajar sem gastar tufos de dinheiro, é preciso ficar de olho todos os dias em aplicativos e sites que dão dicas de promoções e tentar encaixá-las com as suas datas. Muitas vezes vale até inventar uma viagem através de promoções. É uma ótima oportunidade de conhecer lugares que nunca pensamos em ir.

2. Faça um planejamento financeiro

Coloque tudo em um papel com antecedência! Gastos com as passagens, hospedagem, alimentação, transporte, passeios turísticos, comprinhas: tudo deve estar anotado e definido antes de pensar em colocar o pé no avião. Isso vai te ajudar a ter uma noção do quanto você precisa e pode gastar, além de evitar que caia em ciladas por deixar tudo pra cima da hora.

3. Compartilhe custos

Saiba que viajar acompanhado pode ser muito mais econômico do que sozinho. Você compartilha custos em refeições e transporte, além de conseguir bons descontos em ingressos ou city tours. Caso não viaje com amigos ou família, conhecer outros turistas para juntar-se a você é uma ótima forma de economizar – e de garantir alguém para tirar fotos de você em cada atração!

4. Experimente viajar na baixa temporada

Evite viajar durante as férias escolares (meses de julho e agosto) ou na época de festas (dezembro e janeiro). Nessas épocas praticamente todas as tarifas aumentam, sejam elas passagem, hospedagem ou passeios turísticos. Prefira viajar no resto do ano e escape das multidões de turistas e filas gigantes nas atrações do seu destino!

5. Fuja de lugares comuns

Nem sempre o destino da moda é o lugar que você tem que ir. Encontre destinos menos procurados. Muitas vezes eles serão mais baratos. Não deixe também de viajar pelo Brasil. Além de não gastar em dólares e euros, as chances de conseguir promoções de passagens são maiores. Se permita!

Gostou das dicas? Esse é só o começo! Até o próximo post!

Siga-nos no instagram: @dapraviajarblog 

About the Author

Juliana Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de Fortaleza com experiência em produção de TV, reportagem de jornal impresso, assessoria de imprensa e marketing digital. Viajar é o que a motiva, o que a faz feliz e, por isso, uma prioridade em sua vida.

View All Articles