Tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional. A menos que você pretenda ir para um dos nossos vizinhos sul-americanos, onde é possível entrar na maioria dos países apenas com RG.

Obter o documento é super fácil e se você ainda não tem, o ideal é fazer logo. Vai que aparece aquela megapromoção ou outra oportunidade de viagem internacional em cima da hora? Já estará garantido e será uma preocupação a menos!

O passaporte comum tem validade de dez anos e sua emissão custa R$ 257,25 e é emitido pela Polícia Federal. Você terá que comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra apenas para retirar o passaporte pronto.

 

CONFIRA O PASSO A PASSO PARA O PASSAPORTE COMUM

1) Verifique a documentação necessária

– Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. OBS: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.
– CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original
– Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
– Certifique-se que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar, pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Caso a checagem aponte divergência, pode ser necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.

2) Solicite a emissão do passaporte no site da Polícia Federal

Recomendado o uso do navegador Firefox/Mozilla. Ao final da inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

3) Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento

4) Agende seu atendimento presencial

Após a compensação do pagamento (que pode variar de 1 a 3 dias), agende seu atendimento presencial em uma das unidades emissoras de passaporte próximas a você.

5) Compareça ao posto da PF, no dia e horário agendados

Recomenda-se com 15 minutos de antecedência, munido da documentação original exigida , boleto GRU, comprovante de pagamento e comprovante de agendamento. Somente menores de 3 anos devem levar fotografia. Para todos os outros, a fotografia coletada no momento do atendimento. Se você mora no Ceará, o posto da PF para tirar passaporte fica no Shopping Iguatemi Fortaleza.

6) Retire o seu passaporte

O documento será entregue pessoalmente a seu titular, no horário e local indicados no dia da solicitação, mediante apresentação de documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento. Eles irão te orientar em quantos dias você pode ir buscar. Peguei o meu após 9 dias úteis e todo o processo foi muito tranquilo!

Serviço

Saiba as informações sobre o posto da PF em Fortaleza:

Delegacia de Polícia de Imigração / Passaporte
Informações referentes a estrangeiros e passaportes
Fone: (85) 3533-4180 / 4181 / 4183
E-mail: delemig.srce@dpf.gov.br
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Passaporte: (85) 3392-4842 / 4841 / 4840 / 4839
Endereço: Shopping Iguatemi Fortaleza – Subsolo/Expansão – Av. Washington Soares, nº 85 – Edson Queiroz
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 09h às 17h

About the Author

Juliana Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de Fortaleza com experiência em produção de TV, reportagem de jornal impresso, assessoria de imprensa e marketing digital. Viajar é o que a motiva, o que a faz feliz e, por isso, uma prioridade em sua vida.

View All Articles