Traçar um roteiro é um dos primeiros passos para garantir que a sua próxima viagem seja aproveitada da melhor forma possível. Isso porque quando se pesquisa os principais pontos de turísticos antes de viajar, é possível escolher os lugares que mais tem a ver com você, elencar uma ordem de prioridade de acordo com o tempo/orçamento que você tem disponível e traçar uma rota levando em consideração quais lugares são mais próximos uns dos outros. Dessa forma, você otimiza seu tempo e evita cair em ciladas, já que, ao pesquisar direitinho, saberá qual o endereço, horário de funcionamento e custos de cada atração.

A verdade é que a viagem já começa durante o planejamento, não é mesmo? Enquanto você vê fotos e colhe informações sobre o destino, já se imagina lá e bate aquela ansiedade gostosa. Então, nada de preguiça, né? Para facilitar, nada melhor que usar a tecnologia a seu favor e tornar esse processo mais prático. A pesquisa fica por sua conta: blogs, youtube, redes sociais, livros, amigos, tia rica… Mas para traçar a rota, pontuar os lugares que você quer conhecer e não esquecer nenhum, o Google Maps é uma ótima opção!

Você pode acessar a ferramenta pelo computador enquanto estiver em casa e pelo aplicativo no celular enquanto estiver na rua. E o melhor: o nosso amiguinho é gratuito e pode ser usado offline. Mas, para usar sem internet, é importante fazer o download de um mapa personalizado. Para isso, abra o app < aperte nos três tracinhos que ficam na parte superior esquerda da página inicial < vá em Mapas Offline < Mapa Personalizado e vá movendo o mapa até o seu destino (dá para ajustar pelo mundo inteiro) e faça o download da área desejada. Pronto, quando você chegar ao seu destino estará seguro eu poderá visualizar seu roteiro e traçar rotas, mesmo se não houver internet.

Vamos traçar o nosso roteiro!

Partimos novamente da tela inicial do aplicativo que é basicamente a mesma coisa pelo celular ou pelo computador. O legal é que, estando conectado ao seu gmail, as alterações ficam sincronizadas nas duas plataformas. Então, por onde começamos? Vamos marcar no mapa os lugares que queremos visitar, um por um. Naqueles mesmo três tracinhos que falamos acima, você encontra a opção Seus Lugares < depois aperte em Salvos  < clique no “+” que vai aparecer embaixo < e crie um nome pro seu roteiro (ex. Lugares pra ir no RJ).

Agora é só procurar os lugares da pesquisa que você está fazendo e ir marcando no mapa. Se você vai para São Paulo e quer conhecer o Parque Ibirapuera, pesquise pelo no nome no app, então vai aparecer um “pin” vermelho e o nome do local em uma janelinha branca abaixo < arraste para cima < clique em salvar < escolha a lista que você criou. Repita a operação com todos os lugares que você quer ir, até seu mapa ficar cheinho de “pins”.

O ideal é você já ir organizando a rota por proximidade e anotar no seu bloco de notas ou onde preferir. Ex: Dia 01- quinta feira, vou nesses lugares, 02-sexta-feiras, nesses outros… Dica: neste momento, se você estiver por conta própria e sem carro, já pode verificar o melhor custo benefício para os seus deslocamentos:  o que dar pra fazer a pé ou de ônibus ou de uber/táxi ou até agência de turismo. O próprio Google Maps passa as distâncias e você pode analisar o que fica melhor para você.

Mapa offline baixado, pontos turísticos escolhidos e roteiro traçado: agora é só esperar o dia da viagem e partir com muito mais tranquilidade e segurança. Chegando ao seu destino, esteja sempre e olho na programação que você preparou e vá dando check para marcar cada lugar que visitou e não esquecer de nenhum! Na prática, você verá como a ferramenta vai te ajudar a aproveitar melhor sua viagem!

About the Author

Juliana Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de Fortaleza com experiência em produção de TV, reportagem de jornal impresso, assessoria de imprensa e marketing digital. Viajar é o que a motiva, o que a faz feliz e, por isso, uma prioridade em sua vida.

View All Articles