Exatamente há 9 anos atrás o terceiro álbum de Beyoncé, curiosamente chamado I Am… Sasha Fierce, seria lançado ao grande público. O álbum trouxe duas versões da mesma artista, fazendo do álbum um sucesso tanto de crítica, quanto de vendas.
Confira nossa retrospectiva do álbum de Beyoncé “I Am… Sasha Fierce” de 2008…
Durante os anos, Beyoncé veio evoluindo durante o DC e seus álbuns anteriores Dangerously In Love e B’day, mas foi com o seu terceiro trabalho solo, onde ela mostrou sua versatilidade artística, podendo ser uma cantora de grandes baladas, assim como uma diva do R&B ou mesmo uma performer Pop.
O conceito de I Am… Sasha Fierce de 2008 já dava a entender isso, o álbum traria duas faces: Na primeira metade continha as baladas românticas, a alma sexy e o soul característico de Beyoncé; Na outra, podemos ver uma estrela do entretenimento, mas não sendo tão suave, muito mais selvagem, cheia de atitude e extravagante, essa seria seu alterego, a Sasha Fierce.
No final das contas, o álbum venceu em 5 categorias no Grammy, conseguiu emplacar 4 singles no Top 10 da Billboard Hot 100 e vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo. O sucesso foi incrível, mas a divulgação do álbum também. Beyoncé resolveu lançar tudo em dobro, os primeiros singles simultâneos foram “IF I Were A Boy” e “Single Ladies”, ambos os maiores hits do álbum.
If I Were A Boy
Single Ladies
Musicalmente falando, Beyoncé conseguiu tomar as rédeas de sua carreira e testar novos rumos e sons, desde sintéticos pop, em Sweet Dreams, ao R&B alternativo, como em Hello.
A proposta poderia ter virado uma bagunça, mas a virginiana conseguiu organizar tudo e deixar o álbum uma delícia, com músicas quase que atemporais como Single Ladies, Halo e If I Were A Boy.
As músicas que mais marcaram do lado “I Am..” foram Halo, If I Were A Boy, Broken-Hearted Girl e Ave Maria, esta última ganhou performances especiais, mesmo não sendo single.
Do lado “Sasha Fierce”, Single Ladies, Diva, Radio e VideoPhone, que ganhou uma versão remix com participação de Lady GaGa, que ainda gravou um clipe ao lado de Beyoncé.
Halo
Videophone (feat. Lady GaGa)
O sucesso de I Am… Sasha Fierce deu margem à turnê mundial “I Am…”, um dos maiores shows de Beyoncé, que ganhou DVD e veio ao Brasil em 2010.
Além do DVD da turnê mundial, Beyoncé ainda lançou um DVD com performances íntimas, gravadas no casino Wynn em Las Vegas. O álbum foi o último álbum com o pai da cantora, Mathew Knowles, como seu empresário executivo.
Confira algumas fotos promocionais do “I Am… Sasha Fierce” de Beyoncé na galeria a seguir:
† FALA DIEGO SIOLI: É difícil falar algo de Beyoncé, sou fã da cantora a muito tempo, na verdade faz mais de 10 anos que me apaixonei pela cantora e cada vez mais admiro o trabalho dela, pela sua evolução artística. E é engraçado como cada álbum de Beyoncé tem um “sabor” diferente, com “I Am… Sasha Fierce” podemos vivenciar sua forma mais romântica, principalmente com o clipe do single de Halo, o primeiro mostrando Beyoncé mais romântica.
Mas foi no lado B do álbum, que podemos conferir um dos maiores significados de Beyoncé para seus fãs, a “Fierceness”. Em I Am, Beyoncé mostra o quão importante é trabalhar duro, ser perseverante, ser alguém com atitude e divertido. Com certeza, essa será a música que vai tocar quando o meu filme acabar e os créditos começarem a surgir:
Como dizem por aí, Beyoncé se movimenta como a leveza de uma borboleta, mas consegue machucar como uma abelha. Sendo assim, se ela nos nomeou seus “Beys” da “Beyhive”, também podemos dizer que somos “Fierces”.