Um dos maiores álbuns da Música Pop foi criado pela Princesa do Pop em um ano que se tornou seu maior pesadelo. Relembre porque Blackout de Britney Spears já é um clássico…
Lançado no dia 25 de Outubro de 2007, Blackout marcou a era mais difícil da vida de Britney e podemos dizer que a música a salvou.
No álbum, Spears se rende a produtores visionários, incluindo Danja, Bloodshy & Avant, Sean Garrett e The Neptunes. Tudo para produzir um dos materiais mais consistentes de sua carreira.
O álbum foi gravado um ano antes do seu tormento com a mídia. A cantora Keri Hilson que compôs “Gimme More”, com Danja, contou que Spears foi bastante profissional durante as gravações. “Ela tinha dado a luz há 3 semanas e estava dando 120%. Não conheço outra mãe que conseguisse fazer aquilo”.
“Gimme More” foi escolhido como o primeiro single do álbum. A música marcou o início da Era Blackout, ainda sem o lançamento do álbum ou do clipe. No entanto, ela estava programada para ser a abertura do VMA, que aconteceu 6 de Setembro de 2007.
VEJA TAMBÉM: As Melhores Músicas Pop de 2007
Época que a cantora travava uma luta com seus problemas pessoais, que incluíam divórcio, as guardas dos filhos, drogas, rehab e a pressão da mídia. O resultado foi uma performance polêmica, com uma Britney Spears fora de forma, com um cabelo de apliques (ela tinha raspado o cabelo em Fevereiro daquele ano), dublando de forma errada e com movimentos inconsistentes.
Assista à performance polêmica de Gimme More no Video Music Awards da MTV de 2007:
https://www.youtube.com/watch?v=udDlSRgyxMc
Apesar disso, tudo mudou quando o single foi realmente lançado. O sucesso foi grande, fazendo o single chegar ao 3º lugar da Hot 100 da Billboard, sem divulgação alguma, além do clipe e da performance.
Infelizmente, com os problemas Britney não conseguiu dar vazão aos compromissos e ensaios e a divulgação do álbum se tornou inexistente. Durante a produção do clipe do segundo single, “Piece of Me”, ela já tinha muitos problemas para comparecer ao set de filmagem do clipe.
Por outro lado, o álbum se tornou um enorme sucesso de críticas, sendo avaliado como um triunfo. A BBC chamou de “uma obra-prima do Pop”. A revista Época citou que o trabalho tem uma qualidade desconcertante e que a música salvou a vida de Britney.
Os produtores conseguiram usar a voz de Britney de forma única. O álbum conseguiu reinventar a imagem desgastada da cantora e criar uma atmosfera não vista nos últimos anos do Pop.
“A dupla Bloodshy & Avant, autora do sucesso ‘Toxic”, volta com ‘Piece of Me’, uma provocação em que a cantora chama os paparazzi e jornalistas para a briga. É a melhor faixa do disco e um momento que evoca a fase em que Madonna atacava desafetos por meio de suas letras”. Época (15 de Novembro de 2007)
Por falar em Madonna teceu bastantes elogios à Blackout. A Rainha do Pop até se inspirou em “Piece of Me” para produzir “Revolver”, música do álbum Celebration de 2009.
Veja o clipe de “Piece of Me”, segundo single do álbum no player abaixo:
Após o lançamento do clipe de “Piece of Me”, a divulgação da Era Blackout foi praticamente cancelada. Sem mais performances, entrevistas ou programas especiais.
“Break The Ice” foi trabalhado somente como um clipe em forma de anime japonês. Relembrando o estilo de “Toxic”. Mesmo com a falta de divulgação o álbum ainda é visto como um dos melhores da carreira de Spears e um marco para o Pop. O que responde o motivo do álbum ter sido platina somente depois de cinco de seu lançamento.
VEJA: Depois de cinco anos de lançamento, Blackout de Britney Spears é Platina nos EUA
Confira o clipe com animação japonesa de “Break The Ice”, último single do álbum:
Várias músicas do álbum foram destaque na turnê do álbum seguinte de Britney, “Circus”. A chamada “The Circus Starring Britney Spears” de 2009 trazia “Piece of Me”, “Freakshow”, “Get Naked”, “Hot As Ice” “Ooh Ooh Baby” e “Radar”. Essa última ainda apareceu como bônus track do “Circus”, e sendo escolhido como o último single do álbum.
Escute o álbum “Blackout” de 2008 no Spotify:
Britney Spears sempre foi alvo de grande polêmicas, desde sua aparição ainda adolescente fazendo fotos sensuais, até seu surto de 2007. Mas é inegável que sua disposição para criar novos sons fez dela um produto único. E “Blackout” demostra essa sua capacidade de inovação.
Se a Fama levou sua vida ao fundo do poço em 2007, foi com o Pop que ela conseguiu ressurgir e seguir em frente. Realmente, a Música Pop salvou Britney Spears!