0,,38319151-FMM,00Ontem (1°), logo após Viver a Vida, a Rede Globo transmitiu o segundo show comemorativo pelos 50 anos de carreira de Roberto Carlos. Após Elas cantam Roberto, com super time de mulheres cantando canções do Rei, agora foi a vez do auto-explicativo Emoções Sertanejas.

Foram 18 números interpretados por diversos nomes do gênero, entre novatos e experientes. Para evitar o constrangimento que houve após o Elas cantam Roberto, onde algumas cantoras ficaram de fora do especial da TV (mas entraram no CD e DVD), o especial encerrou com um trechinho de Martinha cantando Alô, Milionário e José Rico cantando À distancia e Nalva Aguiar cantando As curvas da estrada de Santos. Uma espécie de prêmio de consolação.

De fato, o que menos pode ser ouvido durante o especial foi música sertaneja, até porque esta nunca foi uma especialidade de Roberto. Apesar de ele ter composto algumas músicas com uma pegada mais country, sertanejo não é bem o seu forte. Assim sendo, o repertório da noite se baseou principalmente nas canções mais românticas do ídolo. Mas, tudo bem. A julgar pelos paletós dos convidados, o que menos interessava ali era o sertanejo de fato.

Para abrir os trabalhos, a atriz Deborah Secco foi convocada para servir de mestre de cerimônias daquele especial que uniria “um jeito de ser e viver sertanejo com a visão romântica de Roberto Carlos”. Assim sendo, teve todos o hitmakers do gênero, como Zezé di Camargo & Luciano, Gian & Giovani, Daniel, Leonardo, Victor e Leo… Todos com o mesmo jeito de cantar e confundindo cantar bem com cantar alto. Fugindo desse esquema, Dominguinhos fez uma versão delicada de Caminhoneiro ao lado de Paula Fernandes, ele na inseparável sanfona e ela no violão. E, mesmo sem ser sertaneja, Elba Ramalho foi convocada para cantar Esqueça, que também não é um sertanejo. Defendendo, de fato, a proposta da noite, Sérgio Reis entoou Todas as manhãs e ainda anunciou “o violeiro mais charmoso do Brasil”, Almir Sater, que fez a apresentação mais bonita da noite: O quintal do vizinho.

Para encerrar, Roberto Carlos vaio ao palco, agradeceu a todos e proporcionou um momento super emocionante ao entregar uma placa ao lendário Tinoco, em homenagem à sua vida, que chega aos 90 anos, e à sua carreira, que chegou aos 75. Roberto ainda cantou Como é grande o meu amor por você em clima de toada e, em seguida, chamou todos os artistas de volta ao palco para revesarem o microfone em Eu quero apenas (um milhão de amigos). Segundo a programação, o próximo show especial de Roberto vai ser com artistas do Rock. É o RC Rock Symphony, ainda sem grandes detalhes. Vamos esperar.

Set list de Emoções Sertanejas:

1. Zezé di Camargo & Luciano – O Portão

2. Zezé di Camargo & Luciano e Daniel – Quando

3. Daniel – Do fundo do meu coração

4. Bruno & Marrone – Desabafo

5. Dominguinhos e Paula Fernandes – Caminhoneiro

6. César Menotti & Fabiano – Proposta

7. Victor & Leo – Jesus Cristo

8. Chitãozinho & Xororó – Eu preciso de você

9. Gian & Giovani – Eu te amo, te amo, te amo

10. Roberta Miranda – Eu disse adeus

11. Leonardo – Por amor

12. Rio Negro & Solimões – Sentado à beira do caminho

13. Elba Ramalho – Esqueça

14. Sérgio Reis – Todas as manhãs

15. Almir Sater – O quintal do vizinho

16. Chitãozinho & Xororó e Leonardo – É preciso saber viver

17. Roberto Carlos – Como é grande o meu amor por você

18- Todos – Eu quero ter (um milhão de amigos)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles