Nem lembro quando ouvi pela primeira vez Cássia Eller. Só lembro que a música era Por enquanto, da Legião Urbana que ela fundiu com I’ve got a feeling dos Beatles. Embora a música tenha entrado paa o hall das minhas preferidas, na época eu pouco dei importancia para a voz profunda daquela cantora carioca. De fato, eu só fui conhecer mais a fundo o trabalho da moça quando, em 1996, ela lançou o disco ao vivo que trazia na capa seu perfil desfocado que em muito lembra a capa do Fullgás, de Marina.

O disco trazia 14 faixas interpretadas somente na base da voz e de três violões. São eles: Walter Villaça, Luce do Nascimento e da própria Cássia Eller. Sem abandonar a pegada Rock’n’Roll, apesar do esperado de um show acústico, ela da uma turbinada em Eu sou neguinha (Caetano Veloso), Try a little tenderness (Campbell/ Conelly/ Woods) e Não amo ninguém (Cazuza/ Frejat).

Perdido em algum lugar nos estúdios da TV Cultura, o registro deste show gravado no Teatro Franco Zampari acaba de ser encontrado e editado em dvd com o nome Violões, com imagem e som de qualidade. O repertório sofreu algumas alterações em relação ao lançamento de 1996. Saíram Não amo ninguém e Nenhum Roberto, e entraram Lanterna dos Afogados e a hilária Rubens.

Saindo de cena prematuramente em 29 de dezembro de 2001, Cássia Eller deixou uma boa parte dos fãs perdidos a espera de uma cantora tão autêntica. Ninguém apareceu. Graças aos avanços tecnológicos, o novo dvd Violões entra para sua lista de (bons) lançamentos póstumos, que inclui o 10 de Dezembro e o Ao Vivo no Rock In Rio. Muita coisa ainda está guardada, segundo o compositor e amigo Nando Reis. A nós fãs só resta aguardar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=10pbTgIjnRY[/youtube]

Repertório do DVD Violões:

1. E. T. C.
2. Socorro
3. Nós
4. 1º de Julho
5. Por Enquanto
6. Na Cadência do Samba
7. Lanterna dos Afogados
8. Malandragem
9. Try a Little Tenderness
10. Música Urbana 2
11. Metrô Linha 743
12. Rubens
13. Blues da Piedade
14. Coroné Antonio Bento/ O Gosto do Amor

Extras:

15. Eleanor Rigdy
16. Não Sei o Que Eu Quero da Vida
17. Gatas Extraordinárias

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles