Recém lançada nas bancas, a revista 5oo maiores músicas de todos os tempos traz em primeiro lugar o hino Like a Rolling stone, do mestre Bob Dylan. Lançada em 1965 no disco Highway 61 Revisited, a canção de mais de seis minutos traz tudo do estilo dylanesco: longas frases cantadas em tom monocórdico, quase falado, o violão a gaita e a crítica à sociedade. De lá pra cá, Like a rolling stone já ganhou colaborações e interpretações diversas, sendo uma das mais conhecidas a dos Rolling Stones. Não por acaso.

Após Dylan, é justamente o quarteto britânico liderado por Mick Jagger quem aparece na lista com Satisfaction. Depois da ode ao hedonismo, Imagine aparece em terceiro descrita como “a maior dádiva musical para o mundo” de John Lennon. Em seguida é a vez da soul music defender seu espaço com What’s going on, de Marvin Gaye, em 4º lugar, e com Respect, da diva Aretha Franklin, em 5º. Editada com esmero e recheada de fotos, a revista traz uma tarja amarela na capa deixando claro que trata-se de uma lista internacional. O corpo de 162 jurados traz cantores, compostiroes, escritores e jornalistas. Pra completar, pequenas entrevistas, rankings e uma introdução escrita pelo rapper Jay-Z. Pela qualidade do material, fica a vontade de ver logo mais uma edição dedicada às músicas nacionais.

Veja a lista das dez melhores músicas, segundo a Rolling Stone:

1º – Like a rolling stone (Bob Dylan)

2º – Satisfaction (Rolling Stones)

3º – Imagine (John Lennon)

4º – What’s going on (Marvin Gaye)

5º – Respect (Aretha Franklin)

6º – Good vibrations (Beach Boys)

7º – Johnny B. Good (Chuck Berry)

8º – Hey Jude (Paul McCartney)

9º – Smells like teen spirit (Nirvana)

10º – What I’d say (Ray Charles)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles