Do Uol
Para os que já não querem mais saber de listas de melhores de 2010 e estão sedentos por novidades, este começo de ano traz alguns lançamentos para satisfazer os fãs do pop e do rock nacional e gringo. Alguns trabalhos ainda não têm data específica para sair, mas já estão em processo adiantado para chegar às lojas.
 
O Foo Fighters encerrou no último dia 3 as gravações do novo disco, ainda sem nome, e pretende lançar o álbum até junho. O Coldplay está em processo de finalização de seu quinto disco, que começou a ser gravado em 2009 sob tutela do produtor Brian Eno. O Blink-182 deve colocar nas lojas seu sexto álbum entre abril e maio, e o Beastie Boys quer lançar Hot Sauce Committee Pt. 2, a segunda parte do novo disco duplo da banda (a primeira parte continua sem previsão para sair), entre março e junho.
 
No Brasil estão previstos para este primeiro semestre os DVDs ao vivo de Pitty, que foi gravado em dezembro na casa carioca Circo Voador pela MTV, e do Restart, que registrou um show em São Paulo no mês de outubro. A cantora Tiê também deve lançar um novo trabalho em março, e Aline Calixto em maio.
 
Veja alguns artistas e bandas que estão com novos trabalhos já confirmados:
 
JANEIRO
 
Cake – A banda norte-americana lança nesta semana seu sexto álbum de estúdio, Showroom of Compassion, que traz como primeiro single Sick of You. O disco foi gravado nos últimos dois anos e meio e produzido pela própria banda em seu estúdio alimentado por energia solar. É o primeiro trabalho desde Pressure Chief, de 2004.
 
Pearl Jam – As principais músicas dos 20 anos de história da banda de Eddie Vedder formam o repertório de Live on Ten Legs, disco ao vivo que chega às lojas no dia próximo dia 17. O registro foi feito nas turnês mundiais entre 2003 e 2010, e traz sucessos como Animal, Jeremy e Alive, e músicas mais novas como The Fixer.
 
The Decemberists – A banda de folk rock dos Estados Unidos lança oficialmente The King Is Dead no dia 18, mas seu sexto disco de estúdio já circula na internet desde o final de dezembro. O primeiro single é Down by the Water e tem participação do guitarrista do R.E.M., Peter Buck.
 
Adele – Premiada como artista revelação de 2009 pelo Grammy, a inglesa vai lançar no dia 24 seu segundo disco de inéditas. Intitulado 21, o álbum tem parte da produção assinada pelo renomado Rick Rubin. O primeiro single Rolling In The Deep, escrito e produzido por Paul Epworth, foi divulgado com um videoclipe no ano passado.
 
Ney Matogrosso – O show de Beijo Bandido foi gravado no final de agosto do ano passado, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e agora chega em formato CD e DVD. O pacote sai até o final deste mês e tem no repertório gravações de sucessos como Tango Para Teresa, As Ilhas, Doce de Coco, a balada Nada Por Mim, de Herbert Vianna e Paula Toller, a parceria de Chico Buarque e Edu Lobo em A Bela e a Fera, entre outros.
 
Paula Fernandes – Considerada a principal aposta feminina da música sertaneja, a cantora lança neste mês seu primeiro DVD ao vivo, que vem acompanhado de CD. Ela gravou o show em outubro do ano passado, em São Paulo, com participação de Victor & Leo e do cantor Leonardo. Além de músicas de seu repertório, Paula gravou a inédita Navegar em Mim.
 
Lunablu – A banda paulistana de pop-rock vai lançar neste mês seu disco de estreia. Sem data específica, o álbum sai pela Universal Music. O trio lançou em junho do ano passado seu primeiro EP, com o single Nenhum Segundo.
 
Amannda – Novo nome do sertanejo universitário, a cantora de Campo Grande lança seu disco de estreia entre janeiro e fevereiro. Produzido por Ivan Miyazato e Sorocaba, da Fernando e Sorocaba, o álbum ganhou o título de @amanndacomvoce, uma referência ao perfil da cantora no Twitter. Com Sorocaba, Amannda compôs Pensa Pra Falar.
 
FEVEREIRO
 
NX Zero – Em fevereiro sai o DVD com o documentário sobre o álbum Projeto Paralelo, que a banda lançou em novembro com participação de rappers nacionais e estrangeiros. Dirigido pelo guitarrista Gee Rocha, o trabalho vai mostrar as sessões de gravação do disco, entrevistas com os músicos convidados e dez clipes feitos para as músicas. 
 
Dudu Nobre – Ainda sem titulo divulgado, o oitavo disco do cantor chega às lojas em fevereiro. Segundo Dudu, o álbum é o primeiro de inéditas em quatro anos e tem composições de sua autoria e algumas parcerias, além de seis músicas românticas. O álbum tem produção assinada por Rildo Hora.
 
Leandro Sapucahy – Enquanto produz álbuns de diversos artistas nacionais, o cantor se prepara para lançar em fevereiro seu próximo disco de inéditas, ainda sem título divulgado.
 
Roxette – Depois de sete anos parados, a dupla sueca se reuniu em 2009 e agora lança no dia 11 o disco Charm School, que traz o primeiro single She’s Got Nothing On (But the Radio). Em abril, Marie Fredriksson e Per Gessle vêm ao Brasil com sua primeira turnê mundial desde 1995 e, junto, a gravadora EMI vai reeditar a discografia completa da banda para sair no mesmo mês dos shows.
 
PJ Harvey – Sai no dia 14 de fevereiro no Reino Unido e no dia seguinte nos Estados Unidos o novo e oitavo álbum da cantora. Intitulado Let England Shake e com produção de Flood (que já trabalhou com U2, Smashing Pumpkins e Depeche Mode), o trabalho foi gravado em maio do ano passado em sessões numa igreja na Inglaterra e ao vivo em estúdio.
 
The Twilight Singers – A banda de Greg Dulli lança no dia 15 seu novo álbum, chamado Dynamite Steps. Duas músicas deste disco já são conhecidas, depois que o músico divulgou na internet: Blackbird and the Fox, com participação da cantora Ani DiFranco, e On the Corner.
 
Beady Eye – O disco de estreia da nova banda do ex-Oasis Liam Gallagher será lançado no dia 28. Com o nome de Different Gear, Still Speeding, o álbum foi produzido por Steve Lillywhite e tem músicas já conhecidas na internet: Four Letter Word, Bring the Light e The Beat Goes On.
 
Panic! At The Disco – O primeiro álbum da banda após a saída do guitarrista Ryan Ross e o baixista Jon Walker será chamado de Vices and Virtues. O disco não tem data definida, mas sai no mês que vem, com produção de John Feldmann e Butch Walker. O primeiro single do trabalho, The Ballad of Mona Lisa, está programado para sair no final de janeiro.
 
Death Cab For Cutie – Depois de lançar a música-tema do filme Lua Nova, a banda coloca nas lojas em fevereiro Codes and Keys, sucessor de Narrow Stairs (2008). Segundo o vocalista e guitarrista da banda, Ben Gibbard, este não será um álbum baseado em guitarras. “Nós pegamos teclados vintages e brincamos com as palhetas”, disse ele à revista Spin.
 
Drive By Truckers – A banda de alt country norte-americana lança seu nono álbum de estúdio, Go-Go Boots, produzido por David Barbe. Em novembro do ano passado eles lançaram uma edição em vinil com os dois primeiros singles deste trabalho, The Thanksgiving Filter e Used To Be A Cop.
 
MARÇO
 
Avril Lavigne – Março começa com o lançamento de Goodbye Lullaby, quarto disco da cantora, que sai no dia 8. O álbum, que demorou dois anos para ficar pronto, tem colaboradores como Deryck Whibley, Evan Taubenfeld e Butch Walker. O primeiro single é What The Hell e foi lançado no início de janeiro no Facebook da cantora. Também está no trabalho a música Alice, que ela fez para o filme de mesmo nome dirigido por Tim Burton.
 
R.E.M. – A banda vai lançar no dia 7 o álbum Collapse Into Now, que já tem três músicas circulando na internet: Discoverer, It Happened Today e Oh My Heart. Gravado no Hansa Studios, em Berlim, o 15º álbum do R.E.M. e sucessor de Accelerate (2008) foi produzido pela banda com Jacknife Lee, que já trabalhou com U2, Bloc Party e Weezer. O trabalho traz participações de Patti Smith, Lenny Kaye, Peaches e Eddie Vedder.
 
Snoop Dogg – O 11º álbum do rapper, intitulado Doggumentary Music, chega às lojas no dia 8. O disco traz algumas participações como Kanye West e John Legend em Eyes Closed, Wiz Khalifa em This Weed Is Mine, e Marty James em El Lay e New Year’s Eve (essa última foi lançada em novembro). O primeiro single oficial é Wet.
 
Britney Spears – Está programado para o disco 15 o novo disco da cantora, ainda sem título e o primeiro desde Circus (2008). O primeiro single, Hold It Against Me, saiu no início de janeiro. Para seu novo trabalho, Britney trabalhou com os produtores Max Martin e Dr. Luke, que já assinou sucessos de Ke$ha e de Katy Perry.
 
The Human League – Os britânicos lançaram em novembro o single Night People, primeira música de trabalho de Credo, novo álbum que chegará às lojas no dia 21. Este nono trabalho de estúdio da banda é o primeiro desde Secrets, de 2001.
 
Strokes – O dia 22 de março foi confirmado pelo baixista Nikolai Fraiture como a data de lançamento do álbum de inéditas da banda, o primeiro desde First Impressions Of Earth (2006). O trabalho, ainda sem título divulgado, foi produzido pela banda no estúdio do guitarrista Albert Hammond Jr, em Nova York.
 
Jay-Z e Kanye West – Eles ainda não deram uma data específica, mas avisaram que o disco Watch The Throne sai em março. A faixa H.A.M., primeiro single do disco gravado em parceria pelos dois rappers, foi lançada essa semana e já pode ser ouvida na íntegra na internet.
 
Peter Bjorn and John – O sexto álbum dos suecos, intitulado Gimme Some, sai em março, mas já circula pela web. A banda, que ficou conhecida pela música Young Folks de 2006, trabalhou neste disco com o produtor Per Sunding, responsável por discos do The Cardigans.
 
ABRIL
 
Paul Simon – O novo disco do cantor tem o título de So Beautiful or So What e sai no dia 12. O álbum, que traz influências de bluegrass, teve seu primeiro single, a natalina Getting Ready for Christmas Day, lançado nas rádios norte-americanas em novembro do ano passado. É o primeiro trabalho de Simon desde Surprise, de 2006.
 
Paralamas do Sucesso – A banda registrou em dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro, um show da turnê Brasil Afora e transformou em DVD e CD ao vivo. A apresentação, gravada no Espaço Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico carioca, teve participação de Pitty e Zé Ramalho. O trabalho será lançado em parceria com o canal Multishow.
 
MAIO
 
Lady Gaga – O aguardado Born This Way, novo disco da cantora, foi marcado para sair no dia 23. A música que dá nome ao álbum será lançada como single no dia 13 de fevereiro, durante a cerimônia de premiação do Grammy 2011. Em dezembro do ano passado foi anunciado que Lady Gaga canta em seis idiomas em seu novo disco, inclusive em português.
 
Cavalera Conspiracy – O segundo disco dos irmãos Cavalera, Blunt Force Trauma, chega às lojas no dia 29. O álbum foi gravado por Logan Mader, ex-guitarrista do Machine Head e Soufly, e co-produzido por Max. Uma das músicas do trabalho, Warlord, já foi incluída no repertório dos shows da banda.
 
Marcos Valle – Toda a discografia do cantor será remasterizada para sair com material inédito. Não há data definida, mas a previsão da gravadora EMI é de que chegue às lojas em maio.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles