Depois de Chico Buarque, agora é a vez de Tim Maia ver seus discos lançados em edições mais que especiais nas bancas. Ao todo serão 15 discos do síndico encartado em belíssima capa contendo livro em papel nobre com fotos de família, textos contextualizando cada gravação e depoimentos. Como cereja do bolo, a coleção lançada pela Abril Coleções traz o inédito Racional 3, projeto abandonado pelo cantor quando percebeu que a cultura racional não passava de uma forma de arrancar dinheiro dos mais desavisados. Assim como a coleção de Chico, os discos chegam semanalmente às bancas ao preço de R$14,90 (o primeiro volume é R$7,90), mas ainda não tem previsão de chegar às bancas de Fortaleza, provavelmente depois que acabar a de Chico que está no volume 9 de 20. Espero que eles esperem mesmo, se não, não há bolso que aguente. No sul do País, a coleção de Tim Maia começa a ser vendida no próximo dia 28 e tem como primeiro título o disco de 1970 que traz pedradas como Azul da cor do mar, Cristina e Coroné Antonio Bento. Ou seja, parece coletânea. No entanto, a espera maior fica para os discos da fase conhecida como fase Racional. Nos anos 70, Tim Maia conheceu o livro Universo em Desencanto, escrito por Manuel Jacinto Coelho, líder, fundador e mestre da Cultura Racional, e ficou tão dedicado à leitura que abandonou drogas e passou a compor somente sobre o que via naquelas páginas e nos encontro do grupo. Na época, Tim Maia acreditava que um disco voador viria à terra para lhe levar para um outro planeta melhor que este. Como não poderia deixar de ser, não tardou pra ele perceber que aquilo tudo não passava de pilantragem e largou livro, cultura e Jacintho para voltar aos seus lendários “triathlons”. No entanto, no breve período de tempo que esteve na igreja, Tim Maia, com a voz em ótimo momento (principalmente, por conta da parada nas drogas), gravou algumas músicas que depois veio a renegar veementemente. Entre elas, Que beleza. Dois discos chegaram a ser lançados e um terceiro começou a ser gravado, mas não concluído. Recentemente as canções deste terceiro volume, muitas ainda inacabadas, chegaram a vazar pela net, mas só agora elas chegam ao grande público de uma forma mais digna. Pra completar, esta raridade será um brinde para quem comprar os 14 volumes da coleção. Para isso, o leitor deve se cadastrar no portal http://www.colecaotim.com.br/ e registrar um código individual alfanumérico que vem afixado numa das primeiras páginas de cada volume da coleção. Após registrar os códigos dos 14 volumes da sua coleção, o leitor receberá gratuitamente, em casa, o volume 15, com o CD inédito Racional 3. Quando o primeiro volume foi lançado em 2006 pela Trama, críticos e famílias chegaram a discutir se seria realmente válido lançar obras que os próprios artistas renegaram. Se é ou não, eu não sei, mas garanto que estou bem curioso para ouvir este disco.

P.S.: Tim Maia chegou a enviar cópias do Universo em Desencanto para grandes estrelas da música como Curtys mayfield, James brown e John Lennon. Lennon, o único que respondeu, mandou de volta um foto sua pelado e o texto: “Dear freak, / I don’t understand Portuguese. What about LISTEN to this photo?”. Com raiva, Tim disse que ele só teria mais nove anos de vida.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M5xX5ObehLM&feature=related[/youtube]

Coleção completa:

Tim Maia (1970)

Tim Maia (1971)

Tim Maia (1973)

Racional 1 (1975)

Racional 2 (1976)

Tim Maia Disco Club (1978)

Tim Maia (1978)

Nuvens (1982)

Dance Bem (1990)

Tim Maia interpreta clássicos da Bossa Nova (1990)

Tim Maia ao vivo (1992)

Só você (1997)

What a wonderful world (1997)

Tim Maia in Concert (2007)

Racional 3 (197?)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles