> 3/6 – Sexta-feira

Banda Dissidents (Pearl Jam Cover)

Onde: Acervo Imaginário Bar Cultural – Rua José Avelino, 226 (Dragão do Mar)

O quê: Pearl Jam é uma das poucas bandas grunges que continuaram ativas até hoje. Show com a banda cover Dissidents e discotecagem do DJ Marquinhos.

Bomja Rocks

Onde: Teatro Marcus Miranda (Centro Cultural Bom Jardim)

O quê: O Panela Discos realiza a primeira gravação coletiva de um DVD. Serão 20 bandas e a proposta de ser a maior coletânea em vídeo já feita na história do rock cearense. Dia 3 (Falácia, Artigo 19, Sátiros e Boro), dia 11 (Chicones, Thrunda, Same old shit, Zenois e Bonecas da barra), Dia 17 (Flor Azul, Good Gardem, Donzela, Land of lemuria, Rafael Vasconcelos) e Dia 25 (FTR, Estado Anestesia, Inflame, Agony, Full Crasher, Eutanazia).

Jord Guedes

Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho (Dragão do Mar)

O quê: Com o show Traços, a cantora transita pelo samba, maracatu, pop, canção, sempre conectando os elementos da cultura local e universal, ambientados na poesia de suas letras. Também dia 10.

Festival Junino de Fortaleza – Elba Ramalho

Onde: Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli)

O quê: Apresentações de quadrilhas, folguedos, danças populares e muito forró. Comidas típicas, brincadeiras e adivinhações reforçam a festa, sob um cenário recriando um pequeno arraiá nordestino. O Festival Junino de Fortaleza começa no dia 3 de junho, com show de Luizinho Calixto. O encerramento fica por conta de Elba Ramalho, Chico Pessoa e Cezzinha.

> 4/6 – Sábado

Nação Zumbi e Otto

Onde: Barraca Biruta (Avenida Zeze Diogo, 4111 – Praia do Futuro)

O quê: Como parte das comemorações de dez anos do projeto Farra na Casa Alheia, os farristas se encontram na barraca Biruta para conferir os shows das bandas pernambucanas Otto e Nação Zumbi. “Crua” é a música de divulgação de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, título do último disco de Otto, lançado em 2009. A Nação Zumbi agita o público cearense com os sucessos de Fome de Tudo, seu último disco lançado.

> 8/6 – Quarta-feira

Sinamantes

Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro)

O quê: O trio brasileiro-argentino Sinamantes e a banda paraibana Chico Ribeiro e Os Cabras de Mateus são atrações musicais no CCBNB. Sinamantes se apresentará no dia 8, e Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus no dia 9.

> 9/6 – Quinta-feira

Ceará En Canto

Onde: Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga – 3º piso).

O quê: A Banda Origens & Inserções apresenta o show Ceará En Canto, uma homenagem à genialidade, musicalidade e poesia de três grandes nomes da música cearense: Fagner, Belchior e Ednardo.

> 10/6 – Sexta-feira

Oswaldo Montenegro

Onde: Colônia Ecológica Sesc Iparana

O quê: Como parte do projeto Encontro com a Música e em comemoração ao Dia dos Namorados, o músico realiza show em Iparana acompanhado da banda The Fevers. O cantor Oswaldo Montenegro apresentará o repertório escolhido por votação pelo público. São 80 canções disponíveis, das quais o cantor interpretará 25 das mais votadas. Oswaldo Montenegro apresenta o show ao lado de Madalena Salles.

Seu Chico (PE)

Onde: Acervo Imaginário Bar Cultural – Rua José Avelino, 226 (Dragão do Mar)

O quê: No aniversário do compositor Chico Buarque, o Acervo Imaginário convida a banda pernambucana Seu Chico. Formada por Tibério Azul (vocal), Bruno Cupim (percussão), Negro Grilo (percussão), Rodrigo Samico (Violão 7 cordas), além dos prodigiosos Vitor Araújo no piano (Prêmio APCA de 2008), Amendoim (percussão) e Vinícius Sarmento (violão).

IV Jeri Eco Cultural

Onde: Praia de Jericoacoara

O quê: Unindo música, moda e ecologia, o evento traz shows das bandas Eddie, Mundo Livre S/A e Céu. Apresentação do grupo local Tow In, desfile Jeri Brasil Fashion e exposição de peças sustentáveis desenvolvidas pelas crocheteiras da região. Também no dia 11.

> 11/6 – Sábado

Festa dos Sem Namorados Ano 3

Onde: Acervo Imaginário Bar Cultural – Rua José Avelino, 226 (Dragão do Mar)

O quê: : Mais uma vez a Banda Os Transacionais participa da festa. Com seu clássico repertório de musica retro brasileira a banda deixa o público sempre de alto astral e não deixa ninguém ficar na tristeza por não ter um namorado. Discotecagem do DJ Marquinhos.

> 15/6 – Quarta-feira

Choro de Botequim

Onde: Auditório do Dragão do Mar

O quê: Com o show Bandolins do Brasil, o grupo Choro de Botequim traz no repertório obras de Jacob do Bandolim, Rossini Ferreira, Danilo Brito, Hamilton de Holanda, Macaúba, entres outros.

> 16/6 – Quinta-feira

John Pizzarelli

Onde: Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga – 3º piso)

O quê: O cantor, compositor e guitarrista nova-iorquino John Pizzarelli encanta plateias mundo afora, com interpretações de standarts americanos, misturados ao tom e à bossa da música brasileira – além de clássicos dos Beatles e solos de guitarra. Além da simpatia que esbanja nos palcos, o nova-iorquino oferece uma receita musical, combinando sua guitarra tipicamente jazzística com um repertório recheado de referências dos gigantes da canção norte-americana, como George Gershwin, Johnny Mercer e Sammy Cahn.

> 17/6 – Sexta-feira

Philippe Seabra

Onde: Buoni Amici’s Sport Bar

O quê: Show com o ex-vocalista da banda Plebe Rude. Também se apresentam a banda The Singles e o DJ Évison.

Prévia do Forcaos

Onde: CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará).

O quê: Dentro do projeto Rede Musicativa, será realizada uma prévia do Forcaos, com shows das bandas In no Sense, Lavage, Andes e Thrunda.

Isa Fernandes

Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho (Dragão do Mar)

O quê: O show Do Mar à Canção traz canções e composições de artistas brasileiros que têm o mar como inspiração, desvendando seus mistérios e encantos através de músicas e poesias. Também dia 14

1º Festival Cearense de Hip Hop – FCH2

Onde: Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura

O quê: Até o dia 19 acontece o 1º Festival Cearense de Hip Hop. O evento pretende contribuir com o fortalecimento e difusão da Cultura Hip Hop no Estado. Além das apresentações, cursos, oficinas e palestras propostas, que acontecem também no Centro Cultural do Bom Jardim, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara e na Sala de Dança do SESC Iracema.

> 18/6 – Sábado

Pop It #9 – Tributo à banda Cake

Onde: Acervo Imaginário Bar Cultural – Rua José Avelino, 226 (Dragão do Mar)

O quê: : O Projeto Muffins Parade faz tributo a uma das bandas mais inusitadas da década de noventa: Cake. Discotecagem do DJ Marquinhos.

Marcelo Camelo

Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar

O quê: Lançamento do disco Toque Dela, um retrato de um novo trecho da jornada de Marcelo Camelo em busca de sua essência e âmago, fonte inesgotável das mais diversas resultantes: as letras, os batuques, as cordas tocadas, as melodias, os arranjos, as ideias, os acordes, o canto e as escolhas tomadas. Abertura com bandas locais. Às 16h, o músico participa de bate papo no auditório do Centro Dragão o Mar.

> 23/6 – quinta

VIII Festival de Inverno da Meruoca

O quê: A Prefeitura de Meruoca e a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude convidam para a oitava edição do evento que contará com apresentações das bandas Jorge Vercilo, David Duarte, Pingo de Fortaleza, Tribo de Jah, Cabra da Pest, entre outros.

> 25/6 – Sábado

Noite Beatles

Onde: Acervo Imaginário Bar Cultural – Rua José Avelino, 226 (Dragão do Mar)

O quê: Show em homenagem aos Beatles. A banda Rubber Soul toca as melhores músicas de todos os tempos da carreira da banda e o DJ Danny Husk segue a mesma linha.

> 29/6 – Quarta-feira

Paulinho Moska – Série Depoimentos

Onde: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar

O quê: O evento se divide por blocos de música, entrevista e bate-papo. Um mediador conduz a conversa e a interação com o público, através das perguntas dirigidas ao artista. Paulinho Moska canta suas grandes composições, relembra histórias, fala de suas criações artísticas e trajetória. Show de abertura com artistas locais.

> Todas as terças

Roberto Arruda

Onde: Bar do Papai (Rua Monsenhor Bruno, 1386 – Aldeota)

O quê: Noite para lembrar os sucessos do rei Roberto Carlos com o cover oficial Roberto Arruda.

> Todos os sábados

Ciribáh Soares

Onde: Bar do Papai (Rua Monsenhor Bruno, 1386 – Aldeota)

O quê: Show de sambas clássicos onde o músico é acompanhado pelo grupo Samba do Grande Amor.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles