Tal qual o prometido, segue aqui um faixa-a-faixa do disco Mr. Lennon, lançado há alguns meses pelo selo Discobertas. O disco foi lançado originalmente em 2001 com o nome Dê uma chanca à paz John Lennon – Uma homenagem. Trata-se de um dos poucos lançamentos do selo Geléia Geral, que serviu, basicamente, para lançar os discos do seu dono, Gilberto Gil. Eis que o disco voltou com nova capa e encarte para ser uma contraparte masculina do Mrs Lennon, um tributo à desvalorizada carreira de Yoko Ono como compositora. Mr. Lennon, o que será agora apresentado, é um dos melhores discos que já ouvi. Isso não é exagero. Em meio a tantos tributos aos Beatles ou aos seus integrfantes em separado, esse ganha por uma aura de cuidado e valorização de cada faixa em particular. São 15, com direito a duas versões para Give peace a chance, que caiu como uma luva na voz de mutante Arnaldo Baptista. Tudo soa honesto e coerente. Vale a pena ouvir.

1. Mind GamesNando Reis e os Infernais abrem bem o tributo com um reggae lisérgico. A voz errática do ex-Titã confere credibilidade a esse hino pela paz.

2. Woman is the nigger of the world – Lennon fez esta letra enorme como uma forma de defender a imagem da mulher e, por conseguinte, a de sua amada Yoko. Cássia Eller aproveita a deixa e berra o que pode deixando tudo mais vitaminado. Pra deixar saudades.

3. Intant KarmaLobão escolheu bem e deu show de interpretação nesta canção pinçada do single de 1970.

4. Imagine – Clássico maior da obra Lennoniana, trata-se de uma baladinha já bem batida e regravada. Aqui, Milton Nascimento e Gilberto Gil acrescentam pouco e fazem a faixa mais bobinha do tributo.

5. Give peace a chance – No grande momento do disco, o mestre Arnaldo Baptista canta e se diverte. Pra completar, o violão é de Andreas Kisser e a bateria de Charles Gavin. Precisa mais?

6. Tomorrow never knows – Numa de suas raras aparições ao microfone, o baterista paralamico João Barone faz uma bela leitura deste retrato sobre uma viagem lisérgica. Kátia B, esposa de João, faz o reforço nos vocais.

7. Mother – Um dos lamentos mais doídos de Mr. Lennon vira uma delicada balada acústica com Zeca Baleiro. O que era tristeza e angústia se transforma em lágrima de criança acuada. Muito bom.

8. Look at meZélia Duncan respeita o original e acrescenta apenas uma pitada a mais de tempero folk a mais esta declaração de amor para Yoko.

9. God – A voz pesada de Zé Ramalho soa ainda mais coerente nesta balada do fim do mundo. Enquanto Lennon cospe fogo pelas ventas, Zé mantém a compostura e respeita a mensagem do ídolo.

Capa original

10. How do you sleep? – O recado foi claro de Lennon para seu ex-companheiro, Paul. “A única coisa que você fez foi Yesterday“, passa  na cara. Paulinho Moska e seu quarteto Móbile aumentam a dose de violencia e suingue, e registram uma pérola.

11. I know – Cantada e 100% tocada por Herbert Vianna, esta balada de amor (adivinha pra quem!) tirada do disco Mind Games fica mais enxuta e intimista nesta versão focada em violões. Dá pra ouvir o arranhado dos dedos nas cordas.

12. Bless youToni Platão, em ótimo momento vocal, leva essa pouco conhecida balada pop para o mundo da Bossa Nova. Para se ouvir no escuro tomando um bom drink.

13. Nobody loves youCelso Fonseca se engana e faz uma canção de ninar do que antes era uma canção de amor acabado. O amor, no caso, era de John e Yoko que, na época, haviam decidido dar um tempo. Sorte de quem transforma maus momentos em boa música.

14. Beautiful boy – Iniciando com uma referência a Como uma onda, Lulu Santos se mostra inspirado com a então chegada do seu primeiro neto e faz a mais linda releitura do disco. Destaque para a guitarra havaiana. Sugiro repetir.

15. Give peace a chance – Com o sobrenome de Versão especial, o mantra pela paz de Lennon volta ao fim do disco numa versão turbinada, mais uma vez com Arnaldo Baptista na voz. Só pra fechar.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles