Do UOL
Já estava perto da despedida quando Sandy cantou, no show que será transformado em seu primeiro DVD solo, que “todo o medo, o desespero… vai passar”, na confessional Tempo. A insegurança e a hesitação que a cantora demonstrava há oito meses, no início da turnê de Manuscrito – seu primeiro trabalho desde o fim da dupla com o irmão Junior, no final de 2007 -, aparentemente passou. Confiante, Sandy segurou firme suas frágeis cordas vocais por quase 3h, diferente do seu habitual roteiro de média duração de 1h30.
 
E a apresentação, que está nos palcos desde novembro do ano passado, também amadureceu. Sandy estava mais à vontade para permanecer sem o irmão à frente de cerca de 1.500 pessoas que ocuparam, nesta quarta-feira (25), as cadeiras do Teatro Bradesco, em São Paulo, para fazer parte do registro Sandy Manuscrito – Ao Vivo. Brincou com os fãs, dançou, atendeu a pedidos de canções e recebeu Seu Jorge, Lenine e a inglesa Nerina Pallot na sala antiga montada em seu cenário, iluminada por lustres e abajures, e decorada com grandes tapetes, penteadeiras rústicas e espelhos que se transformam em telões.
 
O show começou com quase uma hora de atraso, pouco antes das 22h, e durou até quando já passava de 0h30 desta quinta-feira (25), entre paradas e repetições de números como ocorre em tradicionais gravações para DVD a serviço da perfeição. Foram, ao total, 22 músicas do repertório regular da cantora, mais cinco canções refeitas, entre elas os duetos com Seu Jorge (Tão Comum) e com Lenine (Sem Jeito). Sob ordens de bom comportamento, o público fez bem seu papel de plateia, até surpreendendo-se duas vezes com o que já tinha visto em cena.
Sandy abriu a apresentação com a primeira música de trabalho de Manuscrito, a balada Pés Cansados. Das 13 faixas autorais do álbum, apenas Mais Um Rosto ficou de fora. E ela não se desvencilhou dos sucessos que a consagrou anos atrás. “Dá uma saudade boa do que foram os 17 anos ao lado do meu irmão. Vocês me ajudam?”, perguntou antes de incluir em versões rearranjadas Quando Você Passa e Estranho Jeito de Amar, duas faixas da época de Sandy & Junior, e de ajudar o coro dos fãs em trechos de Inesquecível e Não Dá Pra Não Pensar em Você.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xV71Up87C_8&feature=related[/youtube]
 
Com um repertório ainda em construção, Sandy preencheu seu show com sucessos de gente que ela gosta. “São artistas que eu admiro, músicas que eu canto no chuveiro”, avisou, dando abertura para sua eclética seleção com Beija Eu (Marisa Monte), Hoje Eu quero Sair Só (Lenine), Por Enquanto (Legião Urbana), Casa (Lulu Santos) e com o pop britânico de Wonderwall (Oasis), Black Horse And The Cherry (KT Tunstall), Put Your Records On (Corinne Bailey Rae) e Idaho (Nerina Pallot). 
 
Acompanhada por uma banda – Maurício Caruso e Edu Tedeschi nas guitarras e violões, Eloá Gonçalves no piano e nos teclados, Alex Heinrich nos baixos elétrico e acústico, e Adelino Costa na bateria- e um octeto de cordas, ela se dividiu entre o microfone, o piano, o pandeiro e as batidas em um surdo na música Sem Jeito
 
Na produção do show estava o marido Lucas Lima, que invadiu saltitante o palco para dar um beijo na mulher. No papel de diretor do espetáculo, Junior, que desde o início do show era clamado pelo público, deu as caras no encerramento, cantou um trecho de Tempo com a irmã e deu as mãos para ela quando os fãs gritaram “inseparáveis” num dos momentos comoventes da apresentação e que não precisou ser refeito. Sandy Manuscrito – Ao Vivo” está previsto para sair no final do ano.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yxsfdhnbwRs&feature=related[/youtube]
 
Veja as músicas que Sandy cantou na gravação do DVD, em São Paulo:
 
Pés Cansados
Dedilhada
Ela/Ele
Perdida e Salva
Beija Eu (música de Marisa Monte) 
Put Your Records On (música de Corinne Bailey Rae) 
Tão Comum (dueto com Seu Jorge)
Hoje Eu Quero Sair Só (música de Lenine) 
Sem Jeito (dueto com Lenine)
O Que Faltou Ser
Duras Pedras
Dias Iguais (dueto com Nerina Pallot)
Idaho (dueto com Nerina Pallot)
Wonderwall (música de Oasis) 
Por Enquanto (música de Legião Urbana) 
Quando Você Passa (música de Sandy & Junior) 
Estranho Jeito de Amar (música Sandy & Junior)
Black Horse & The Cherry Tree (música de KT Tunstall) 
Casa (música de Lulu Santos) 
Quem Eu Sou
 
> Bis
Esconderijo
Tempo (encerramento com toda banda e convidados no palco)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles