Por Yuri Tavares (yuritavares@opovo.com.br)

De leste a oeste do litoral que banha nosso Estado, com propostas que agregam múltiplas manifestações e gêneros em torno da música, este fim de semana reserva uma movimentação intensa aos cearenses para fora dos limites da capital. Realizados em duas das praias mais famosas da região por suas belezas e presença cultural de diferentes nacionalidades, as praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada recebem neste fim de semana – respectivamente – os festivais Jeri Sport Music Festival e Festival Canoa Blues, ambos se consolidando em suas quartas edições.

Propondo um “Encontro das Artes”, o Jeri Sport Music Festival começa hoje e vai até o sábado (8). Em meio a uma programação gratuita que reúne oficinas de teatro e fotografia (pinhole), competições de windsurf e kitesurf, além espaços de convivência voltados à gastronomia e ao artesanato de artistas locais, o destaque deste ano fica a cargo das apresentações musicais que fecham as noites de amanhã e sábado, com shows do paulista Arnaldo Antunes e do pernambucano Otto.

Em continuidade à turnê do projeto Ao vivo lá em casa, que comemorou seu cinquentenário rodeado de amigos e deu origem a um DVD gravado no aconchego de seu lar no ano passado, o poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes apresenta um repertório de canções que passeiam por sua discografia, com destaque para seu último trabalho de estúdio, o disco Iê Iê Iê (2009).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ms1ua1hu1WE[/youtube]

No caso do músico Otto, que atualmente trabalha nas gravações do disco The Moon 1111, sucessor do aclamado e visceral Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos (2009), o show traz o repertório de sua última turnê, em processo de encerramento, mas o cantor afirma que cada ocasião é diferente. “A apresentação é uma caixa mágica, onde, dependendo do lugar, seguimos naturalmente uma intuição que tem a ver com a energia de lá. Acho que Jeri (coacoara) é com certeza especial. Estou muito contente pela beleza, magia e o prazer de tocar lá”, afirmou o músico em entrevista por e-mail.

A programação que se inicia hoje terá abertura oficial com a festa É Proibido Proibir – uma versão “resignificada” do projeto “Farra na Casa Alheia” -, que conta com a participação de cinco DJs, entre eles os idealizadores Guga de Castro e Rodrigo Fuser e o convidado Fran Viana.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dLrXoSHInUI[/youtube]

Amanhã e no sábado, antes das apresentações de Arnaldo Antunes e Otto, respectivamente, a programação recebe os talentos locais Gabriel Rodrigues, de apenas 11 anos, e Manuella Camboim, que volta ao festival depois de sua participação na primeira edição. Na sexta, a partir das 21 horas, o palco principal recebe também o espetáculo Cabra da Peste, interpretado por um grupo de 22 integrantes, entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.

Canoa blueseira

Com um projeto amarrado em torno de um gênero específico, trazendo as diferentes vertentes do Blues para o espaço da praia, o Festival Canoa Blues promove a partir de amanhã até domingo (9) um encontro entre público e artistas de diferentes gerações, sotaques e nacionalidades do Blues em apresentações também gratuitas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uYBCsRno6YA[/youtube]

Neste ano, as atrações internacionais do festival são os norte-americanos Peter “Madcat” Ruth e Tia Carroll, que apresentam na sábado suas influências e trabalhos característicos de suas trajetórias artísticas. No caso de Peter “Madcat”, multi-instrumentista vencedor de Grammy e conhecido por sua virtuosidade no manejo da harmônica (gaita), o público poderá conferir uma nova apresentação do músico em solo cearense depois de seis anos.

Dos nomes nacionais que compõem a programação, o Festival Canoa Blues apresenta uma reunião de projetos de diferentes regiões, com artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo e Paraná. A abertura de amanhã tem assinatura dos músicos cearenses Rafael Balboa e Arthur Menezes, este que durante os meses de junho e julho esteve ao lado de grandes nomes do Blues na cidade norte-americana de Chicago, bebendo em uma das fontes mais representativas do gênero.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kXB6i5CGpjY[/youtube]

No sábado, juntamente com as atrações norte-americanas, o festival recebe o show do paulista Igor Prado e sua Prado Blues Band, considerado uma das revelações do blues nacional dos últimos anos com apresentações em diversos países. No domingo, fechando as atividades, a programação recebe o potiguar Gustavo Cocentino, referência do blues no estado, e os paranaenses do Mr. Jack.

SERVIÇO:

> 4º JERI SPORT MUSIC FESTIVAL

Onde: Na praia de Jericoacoara, a 295km de Fortaleza

Programação gratuita
Outras informações: (85) 3458.1235 / 3458.1167

> Dia 06 de outubro (quinta)
22h – Festa de Lançamento: “É Proibido Proibir”, repertório ritmado da “Farra na Casa Alheia”. Convidado VIP: Fran Viana.

> Dia 07 de outubro (sexta) 
13h/16h – Oficina de Pinhole
13h/16h – Oficina de Teatro
17h – Sunset com os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane
21h – Peça de Teatro no palco principal
22h30 – Gabriel Rodrigues e banda
23h30 – Arnaldo Antunes
Encerra a noite com apresentação da DJ Marcela Bressane
 
> Dia 08 de outubro (sábado) 
11h – Regatas de Kitesurf e Windsurf, com saída da praia do Preá
13h/16h – Oficina de Pinhole
13h/16h – Oficina de Teatro
17h – Sunset com os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane
22h – Premiação das regatas de Kitesurf e Windsurf
23h – Manuella Camboim
00h – Otto
Encerra a noite com apresentação da DJ Marcela Bressane

> FESTIVAL CANOA BLUES

Onde: Na praia de Canoa Quebrada, município de Aracati, a 149km de Fortaleza

Programação gratuita
Outras informações: (85) 3133.7769 ou http://www.canoablues.com.br/

> Dia 07 de outubro (sexta) – 22h – Pólo de Lazer de Canoa Quebrada

Rafael Balboa (CE)

Artur Menezes (CE)

> Dia 08 de outubro (sábado) – 22h – Pólo de Lazer de Canoa Quebrada

Igor Prado e Prado Blues Band (SP)

Tia Caroll (USA)

Peter “Madcat” (USA)

> Dia 09 de outubro (domingo) – 12h – Barraca Chega Mais

Gustavo Cocentino (RN)

Mr. Jack (PR)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles