[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aMuGvaIntRA&feature=fvst[/youtube]

Este ano o quarteto Rolling Stones completa seus 50 anos de carreira. A notícia chega para os fãs dos ingleses cercada de alegria e apreensão. Estremecidos desde a publicação de Vida (Ed. Globo), autobiografia de Keith Richards, pouco ainda se sabe de como a banda pretender fazer suas comemorações. O grande problema é que no livro o guitarrista faz comentários pouco elogiosos quanto ao tamanho do pênis de seu amigo Mick Jagger. Mesmo com fama de “pegador”, o cantor ficou ofendido e suspendeu por tempo indeterminado as relações. A última vez que eles se apresentaram juntos foi em 2007, quando encerraram a turnê Bigger Bang que chegou a mais de seis milhões de espectadores.

Segundo a edição americana da Rolling Stone, Keith e Mick teriam se reunido em dezembro de 2011 pra discutir o que poderiam fazer este ano. Até já teriam anunciado para as empresas produtoras AEG Live e a Live Nation que poderiam voltar a tocar juntos, segundo a revista. “Eu não vejo motivo para os Stones não fazerem shows no ano que vem. Não precisa ser um grande espetáculo como foi da outra vez”, comentou Richards ainda em 2011. Ronnie Wood, também guitarrista da banda, insistiu para que a dupla “acertasse suas diferenças” antes de anunciar qualquer coisa. “Acho que eles estão passando por um processo de cura”, acrescentou. Já o baterista Charlie Watts permaneceu tão calado quanto sempre esteve.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MYvy3kBYN4Q&feature=relmfu[/youtube]

O aniversário marca o primeiro show realizado em Londres, no Marquee Club. Keith, Mick e Charlie, mais Brian Jones e Bill Wyman subiram ao palco juntos pela primeira vez em 12 de julho de 1962 para tocarem uma série de covers de Chuck Berry, Muddy Waters e outras lendas do rock e do blues. Com a morte de Brian em 1969, a adesão do ex-The Faces Ronnie Wood em 1976 e a saída de Wyman em 1991, os Stones seguiram como um remanescente da onda sessentista conhecida como “Invasão Britânica”, que levou o som inglês para a América.

 da indecisão quanto ao desfecho da comemoração dos 50 anos da banda, uma série de tributos já começaram a circular pelas lojas. Um deles foi o relançamento em edição luxuosa de Some Girls. O disco de 1978 foi o mais bem sucedido comercialmente da carreira do quarteto, puxado pelos hits Miss you e Just my imagination. A nova versão vem vitaminada com um livreto de fotos e 12 faixas bônus desenterradas pelo produtor Don Was. Outras versões importadas do disco trazem blusas, latinhas, cards, livros e, como era de se esperar, custam alguns bons dólares. Junto com o disco, sai ainda um DVD com o show gravado no Texas em julho de 1978, quando Some girls já havia atingido o topo das paradas. 

Outro produto que deve deixar muito “stonófilo” babando é o livro 50 Anos de Rock (Escrituras). Trata-se de um “tijolo” com mais de um quilo e meio de imagens e informações sobre Mick Jagger e sua trupe. Entrecortado por textos de Howard Kramer, curador do Rock And Roll Hall Of Fame and Museum (instituição dedicada a guardar a memória do rock), o livro traça a longa trajetória da banda desde os pequenos pubs ingleses até as mega estruturas que cruzaram o mundo. São 274 páginas para se compreender como garotos da classe média inglesa conquistaram o mundo com música.

>> Saiba mais:

– Com oito anos de atraso, foi lançada no ano passado a versão brasileira da biografia According To The Rolling Stones (Cosac Naif). Reunindo depoimentos recentes de Jagger, Richards, Watts e Wood, o livro traz imagens do arquivo pessoal de cada um e lembranças engraçadas e escabrosas de shows, romances, noitadas e drogas, muitas delas já bastante alardeadas. Organizado por Dora Loewenstein e Philip Dodd, o livro, mesmo sem trazer nada do ex-membros vivos Mick Taylor e Bill Wyman, é um relato pessoal e sincero da banda que insiste em não deixar a idade chegar.

– Em parceria com a Bravata, empresa mundial de merchandising, os Rolling Stones lançaram uma versão oficial da turnê Goat’s Head Soup, de 1973. O disco, que já circulava em versão pirata, está sendo vendido no site Rolling Stones Archive (www.stonearchive.com), primeiro arquivo digital oficial da banda. Além do show gravado em Bruxelas, o site traz entrevistas inéditas (em inglês), informações, fotos e um reprodutor de áudio.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles