Discos de covers e tributos aos Beatles já são fórmulas bem conhecidas do mundo da música. Não são poucos os artistas que já fizeram isso. Por conta desse fato, é difícil encontrar quem consiga dar um ar de novidade a esses projetos. Ainda assim, foi por esse caminho que seguiram recentemte as soulsingers Roberta Flack e Macy Gray. Em homenagem a esses modelos já tão batidos, o DISCOGRAFIA selecionou alguns modelos de discos de covers e de homenagens aos Quatro Garotos de Liverpool. Caso tenha mais dicas, mande para nós pelos comentários. Lá vai:

> Discos de cover:

Twelve (2007)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EAGmuxPAD_4&feature=related[/youtube]

Pattie Smith fez uma seleção bem pessoal de clássicos do rock e provou que um disco de covers pode ser marcante. Gime Shelter (Rolling Stones) e Everybody wants to rule the world (Tears for Fears) são os destaques.

As dez mais (1999)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sMfQLtDMYWc[/youtube]

Na rebarba do Acústico MTV, os Titãs selecionaram suas preferidas e fizeram um disco que levou muito puxão de orelha. Entre as mais curiosas, Gostava tanto de você, sucesso de Tim Maia, e Querem acabar comigo, de Roberto Carlos, são as mais simpáticas.

Revolusongs (2003)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uqp3INR-YlY[/youtube]

Enquanto ainda contava com os braços pesados de Igor Cavalera, os mineiros do Sepultura gravaram um EP onde homenageavam suas bandas preferidas. Puxado por uma versão possante de Bullet in the blue sky (U2), o disco traz versões de Public Enemy e Jane’s Addiction.

Música de Brinquedo (2010)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M4TJzRqYT_A[/youtube]

Em busca de uma novidade para um novo disco, John Ulhoa quase provoca o fim do Pato Fu optando por gravar clássicos variados usando instrumentos de brinquedo. De Rita Lee a Paul McCartney, o álbum rendeu um show com plateia abaixo de um metro de altura.

> Homenagens aos Beatles:

Duofel Plays The Beatles (2011)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3hTMfSqPz44&feature=related[/youtube]

A dupla de violonistas Fernando Melo e Luiz Mello deu uma remexida no baú do quarteto britânico e adaptou 11 músicas para dois violões. E que violões. O resultado é bem acima da média.

Zé Ramalho canta Beatles (2011)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CSX-7pmOfRQ[/youtube]

Com sua voz soturna e estilo nordestino psicodélico, Zé Ramalho homenageou seus ídolos com muita propriedade. No lugar de guitarras, While my guitar gently weeps ganhou um belo solo de sanfona.

Songs of The Beatles (1981)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qP94nkhmeVU[/youtube]

Passeando entre o jazz e a dance music, Sarah Vaughan também fez sua homenagem aos quatro de Liverpool. Para muitos o tributo é um clássico. Entre os músicos, o brasileiro Marcos Valle empresta seu piano em algumas faixas.

Beatles’n’choro (2006)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xRrT2rVfEZ0[/youtube]

Idealizado por Renato Russo e produzido por Henrique Cazes, o box reúne quarto discos com versões em chorinho para canções do quarteto. No songbook luxuoso, participações do Quarteto Maogani, Carlos Malta e Hamilton de Holanda. 

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles