Por Thiago de Sousa (thiagosousa@opovo.com.br)

Niall Nohan, Liam Payne, Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson formam juntos a banda britânica-irlandesa One Direction, ou de uma forma mais teen, 1D.

Up All Night é o título deste trabalho que já leva títulos e recordes. Lançado em novembro de 2011 pela gravadora Sony Music, o disco marca o lançamento oficial do grupo desde que terminou em terceiro lugar no The X Factor (programa de talentos americano no qual os integrantes do grupo fizeram participação solo), um ano antes.

No novo trabalho, canções escritas por Kelly Clarkson, Tom Fletcher e Ed Sheeram – não é à toa que está sendo um sucesso -, o disco alcançou o topo da parada dos EUA na Billboard 200, conquistando uma nova marca para a música britânica, tendo a maior estreia para um primeiro trabalho de uma banda do país, tirando o título que pertencia à girlband Spice Girls desde 1997.

Segundo os garotos, a inspiração vem de cantores e bandas de Pop e Rock britânicos e americanos, como Coldplay, Snow Patrol, Robbie Williams, Elvis Presley, Lady Gaga e Beatles. Em linhas gerais o disco lembra muito a boyband americana Backstreet Boys. O som, os vocais, as melodias são muito parecidos. Não é uma cópia, até porque os Backstreet Boys tinham vozes de homens, e os garotos do One Direction ainda estão aquecendo.

No DVD, gravado em Bournemouth na Inglaterra, o show dos “colírios” – como as moçoilas tratam os garotos – é como se fosse tudo coreografado. Na verdade, eles parecem uns robozinhos em cima do palco, cada um com seu espaço. O começo do show é um pouco confuso. Imaginamos uma música alto astral, quando os garotos surgem cantando uma música meio que underground. Para salvar, eles guardam a melhor surpresa para o final, o sucesso What Makes You Beautiful.

O fato é que, mesmo assim, as músicas do One Direction estão atiçando, e muito, o público teen. Garotas e garotos pré-adolescentes são os mais atingidos pela febre 1D. Um dos motivos, talvez, seja por causa da onda Justin Bieber, pois Louis Tomlinson afirmou nas redes sociais que muitos os comparam ao ídolo que canta o sucesso “Baby”. “Nós realmente queremos ser iguais a ele”, declarou Louis.

Bom, se eles gostam das comparações com Justin Bieber e querem ser iguais a ele, já dá para ter uma noção de como é o trabalho dos garotos. O sucesso é definido em menininhas postando frases das músicas no facebook e comentando a beleza “colírica” das madeixas loiras dos meninos. Enfim, as mocinhas se embelezam e deliram com a voz inocente dos rapazinhos.

As músicas Gotta Be You, Taken e Everything About You marcam bem o sucesso da boyband, por possuir letras que falam de amores mal-resolvidos. Com isso, já se tornaram pensamentos nas redes sociais transmitindo o que as fãs dos “colírios” estão sentindo, e não tem palavra para descrever. O que não podemos hesitar em falar é que o One Direction já é um fenômeno mundial, mas ainda tem muito que aprender. A estrada é longa, mas eles já deram uma boa adiantada.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles