Eis que a última turnê de Chico Buarque virou um disco duplo. Foi lançado, na terça-feira, 7,o registro de “Chico” (Biscoito Fino), último trabalho dele. Quem foi ao show, já sabe que nosso querido músico, além de cantar as faixas do álbum novo, garimpou canções que há tempos não faziam parte das turnês dele. O resultado disto são 30 deliciosas músicas compiladas em “Na Carreira” (Biscoito Fino), que fazem um passeio pelas diversas fases da carreira de Chico Buarque.

O repertório do disco, gravado no Rio de Janeiro, é fiel à turnê. Além das 10 novas músicas, estão registradas aquelas que, de tão lindas, apertam o coração. Exemplos são “Anos Dourados”, “Desalento”, “Bastidores”, “Teresinha”, “Sob Medida” e tantas outras. Tem até aquelas mais lado B do Chico, como “Baioque” e “A Violeira”. O desfecho fica com a música homônima ao disco, “Na Carreira”, parceria de Chico com Edu Lobo, registrada no belíssimo disco “O grande circo místico” (1983).

Os shows do último disco foram apresentados em apenas nove cidades do País, entre novembro de 2011 e maio de 2012. Em maio, Chico esteve com a turnê em Fortaleza, por dois dias. Ele parecia meio enfadado, mas, apesar disto, não deixou de emocionar homens e mulheres, que, atentos e com as canções na ponta da língua, complementaram o espetáculo.

[youtube]http://youtu.be/M7Ej1bSIMzs[/youtube]

Dos cerca de quarenta álbuns gravados, deve ser difícil selecionar um “The Best Of” resumido em meras 20 canções, mas elas representam muito bem as diversas etapas da trajetória musical de Chico. Claro que sempre vai faltar “aquela” música.

Confira o repertório de “Na Carreira”:

Disco 1:
O velho Francisco
De volta ao samba
Desalento
Injuriado
Querido diário
Rubato
Choro bandido
Essa pequena
Tipo um baião
Se eu soubesse
Sem você nº2
Bastidores
Todo o sentimento
O meu amor
Teresinha
Ana de Amsterdam

Disco 2
Anos dourados
Sob medida
Nina
valsa brasileira
Geni e o zepelim
Sou eu
Tereza na praia
A violeira
Baioque
Rap do Cálice
Sinhá
Barafunda
Futuros amantes
Na carreira

 

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles