Neste ano de 2012, Milton Nascimento completa seus 50 anos de carreira musical. Diversas homenagens têm marcado as justas comemorações ao compositor e cantor mineiro. Dentre elas, o relançamento de 20 discos que marcaram a carreira musical do artista e o cenário musical do Brasil. A Coleção Milton Nascimento (Abril Coleções) traz discos, como o primeiro da carreira do artista, o 1967, que tem a música Travessia, composta por ele e Fernando Brant. A canção lançou Milton e ficou na segunda posição no Festival Internacional da Canção, no mesmo ano de lançamento. Morro Velho e Canção do Sal também estão registradas no CD.

Além deste primeiro trabalho, outros foram relançados, como o antológico Clube da Esquina. A princípio, Milton compôs com os irmãos Marilton, Borges, Lô e Márcio. Em seguida, outros artistas foram se agregando ao grupo, como Flavio Venturini, Beto Guedes, Toninho Horta, Fernando Brant e Tavinho Moura. O resultado foi um primoroso trabalho registrado em três discos.

Outros CDs também entraram na homenagem, como Minas, Geraes, Caçador de Mim e vários outros. Todos em formato livro-CD, com capas, gravações originais e histórias com o processo de criação das músicas. O primeiro volume, Milton Nascimento/1967, começou a ser vendido no dia 20 de julho. Os discos, portanto, podem ser encontrados em bancas, revistarias e livrarias.

Os volumes da Coleção Milton Nascimento
1) Milton Nascimento/1967
2) Clube da Esquina
3) Milagre dos Peixes
4) Minas
5) Geraes
6) Caçador de Mim
7) Courage
8) Milton Nascimento/1969
9) Milton/1970
10) Milagre dos Peixes ao Vivo
11) Milton/1976
12) Clube da Esquina Dois Parte 1
13) Clube da Esquina Dois Parte 2
14) Jorney to Dawm
15) Sentinela
16) Änïmä
17) Missa dos Quilombos
18) Milton Nascimento ao Vivo
19) Encontros e Despedidas
20) A Barca dos Amantes

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles