“Olhei isso aqui e achei a sua cara”. Essa frase já é clássica quando chega o período da troca de presentes natalinos. Claro, às vezes o instinto falha e o resultado nem é tão bom assim. Ou seja, o presente não era tão “a cara” quanto se esperava. Para evitar esse tipo de constrangimento, segue uma lista de novidades que estão saindo em CD e DVD, e que podem se adequar ao perfil do futuro presenteado. Mesmo a data já tendo passado, se faltou alguém por ganhar, vão aí algumas dicas.

Pra começar, se o presente vai para alguém ligado em música popular brasileira, principalmente a mais clássica, algumas caixinhas vêm embalando um pedaço da história de grandes artistas. Por exemplo, Três Tons de Fafá de Belém (Universal Music) agrupa três discos lançados no início da carreira da intérprete paraense. Feitos numa época em ela era mais ligadas às raízes musicais de sua terra, Água (1977), Banho de cheiro (1978) e Estrela radiante (1979) trazem sucessos como Raça, Dentro de mim mora um anjo e Sob medida. Esbanjando personalidade e força vocal, os discos foram lançados logo depois da estreia com o soberbo Tamba-tajá (1976), que não está na caixa. Além de Fafá, quem também teve parte da sua obra encaixotada foi o bossanovista Carlos Lyra, cujos discos escolhidos foram …E no entanto é preciso cantar (1971) e Eu & elas… (1972). E a “rainha da dor de cotovelo” Maysa ganhou um box com seu disco de 1964, gravado ao vivo na lendária boate Au Bon Gourmet, e Ando só numa multidão de amores (1970), este vitaminado com cinco faixas bônus.

Bem menos modesto, o box A Dama da Canção (EMI) reúne os 18 discos lançados por Nana Caymmi desde sua estreia, em 1965, até o disco de boleros Sangre de mi alma, de 2000. Junto com eles, a coletânea dupla Eu sei que vou te amar traz mais 41 canções com a voz da carioca de tempero baiano lançadas em discos de amigos ou projetos especiais. Em resumo, são 263 canções (onde se incluem algumas boas raridades, como Fruta mulher, faixa suingada tirada da trilha da novela Roque Santeiro; Passarela,  composição de Carlos Dafé que conecta Nana com a geração black brasileira; e Tati, a garota, faixa de forte tom melancólico garimpada da trilha do filme homônimo) que comprovam o padrão de qualidade de Nana. Se há alguma dúvida quanto a isso, é só começar pelo disco Voz e Suor, gravado somente com o acompanhamento do pianista César Camargo Mariano.Transpirando classe por todos os poros, esse é um disco obrigatório para todos os fãs da boa MPB. Em caso de dúvidas, ouçam a faixa-título e Valerá a pena. Sublimes.

Mas se a ideia é dar uma animada na chegada do Papai Noel, o box Toca Lulu (Sony Music) homenageia os 30 anos de carreira do timoneiro do pop brasileiro. São 55 bons momentos pinçados dos 23 discos lançados pelo cantor, compositor e guitarrista carioca Lulu Santos. Divididos em quatro discos temáticos – Acústico, Ao vivo, Pista e Estúdio –, a caixa apresenta as muitas viagens musicais que o músico fez ao longo desse tempo. Flertando com o samba, o eletrônico, o rock e ritmos havaianos, Lulu construiu uma das carreiras mais sólidas entre os artistas surgidos nos anos 1980 e, ainda hoje, é garantia de animação em qualquer show que faça. Pra quem conheceu o músico como apresentador do The Voice Brasil, ou dando declarações estranhíssimas de amor a pagodeiros, sertanejos e artistas popularescos que antes eram seus alvos preferenciais, no box Toca Lulu vai poder ter contato com o artista fazendo o seu melhor.

Segurando a animação, mas mudando um pouco o ritmo, os pacotes de CD e DVD duplos Músicas para Churrasco – Vol. 1 (Universal Music) trazem o registro de uma apresentação de Seu Jorge na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Dividindo o palco com amigos, como Caetano Veloso, Sandra de Sá, Zeca Pagodinho e Alexandre Pires, o carioca de voz grave faz uma farra com suas canções que misturam samba, funk e muito bom humor. Carolina, Zé do Caroço e Chega no swingue são algumas das cerca de 50 canções selecionadas. Gravada no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a apresentação animou milhares de pessoas, por isso, deve animar também quem a ganhar de presente.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles