1602va0620

Surgindo há cerca de dois anos, os Comparsas da Vivenda são um bom caminho para quem deseja conhecer a nova produção musical de Fortaleza. Mesmo tendo deixado incompleto o projeto de um DVD filmado durante a turnê Mormaço, o coletivo musical apresentou um time de jovens cantores, compositores e músicos que vêm ganhando espaço na noite local. Entre os nomes deste ajuntamento de artistas está o de Caio Castelo, que disponibilizou gratuitamente seu segundo disco solo neste último sábado (16).

Fruto de um esforço particular apoiado pela generosidade dos amigos, Silêncio em Movimento traz 12 composições inéditas que revelam o modo de cantar, tocar e compor de um artista em seu nascedouro. Influenciado, inicialmente, por Beatles, Beach Boys e Silverchair, Caio foi agregando outras ideias ao longo dos dois anos em que maturou este que é seu primeiro trabalho cantado (Tilt invisível, 2012, traz 11 faixas instrumentais). Outras 12 canções foram iniciadas, mas ficaram fora da seleção final.

Gravadas entre Fortaleza e Natal, as canções passeiam por muitas sonoridades e brincam com o samba, o rock, o indie e outros estilos. Para costurar o que começou sem uma definição, a voz grave de Caio dá um toque melancólico às composições. “Nunca tive uma estética, uma unidade, e isso até me preocupava. A ideia era só pegar minhas músicas e gravar, por que eu nunca conseguia ouvi-las. Quando terminou, acho que ficou uma identidade”, explica ele.

1602va0622Assumindo arranjos, produção e boa parte dos instrumentos, Caio Castelo também contou com o reforço de amigos, como Carlos Hardy, João Paulo Peixoto e Tom Drummond, para finalizar os trabalhos. A cantora Lorena Nunes, companheira de Comparsas, assume a voz da jazzística Desse jeito e divide os vocais com Richell Martins (também Comparsa) em outras faixas. Já a capa e as ilustrações são frutos de um convite para a artista plástica Raisa Christina.

“Como compositor eu tenho mais segurança do que como intérprete, por que é uma coisa que eu faço há bem mais tempo. Mas, quando eu falo de processo de evolução, a mais importante foi a do canto. Fui vendo minha voz de vários ângulos, ia gravando e corrigindo. No último dia de gravação, regravei todas as vozes e apaguei as anteriores. Sabia da evolução (comparando com início da gravação), mas não sabia que era tanta”, analisa Caio que agora espera levar sua música a um público cada vez maior. “O que vem depois é a parte da surpresa”.

Silêncio em movimento está disponível na página oficial de Caio Castelo (clique aqui) e será vendido, também de forma independente, no formato físico pelo valor de R$ 10. Os interessados devem enviar um email para caiocastelooficial@gmail. Por este endereço, o próprio artista passa as instruções sobre envio e pagamento.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles