João Gilberto resolveu relançar ao mercado quatro álbuns seus, que estão no centro de uma disputa judicial envolvendo a gravadora EMI. Ele quer remasterizar e relançar os trabalhos “Chega de Saudade” (1959), “O Amor, o Sorriso e a Flor” (1960)  “João Gilberto” (1961), e “João Gilberto Cantando as Músicas do Filme Orfeu do Carnaval” (1961). As informações são do portal Estadão.
chega de saudade
Desde os anos 1980, a disputa ocorre entre o músico e a gravadora. João acusava a EMI de ter sumido com gravações originais dos trabalhos. Todavia, um laudo técnico, elaborado a pedido da Justiça do Rio de Janeiro, mostrou que as fitas onde as músicas foram registradas não se deterioraram com o tempo e não foram adulteradas.

Em maio deste ano, a 2ª Vara Cível do RJ determinou que a gravadora EMI entregasse a João Gilberto os másteres dos LPs “Chega de Saudade”, “O Amor, o Sorriso e a Flor”, “João Gilberto” e do compacto vinil “João Gilberto cantando as músicas do filme Orfeu do Carnaval”.

O músico argumentou que não haveria risco de dano às fitas másteres em razão da transferência da guarda, uma vez que contratou uma empresa especializada , com a mesma especificação da empresa contratada pela EMI.

Ele defendeu ainda que uma primeira leitura dos antigos contratos feitos sugere que teria sido esgotado há muito tempo o objeto contratado, que se referia a gravações musicais em suportes físicos que hoje se encontram em franco desuso.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles