Beto Guedes, cantor e compositor DivulgaçãoFilho do Clube da Esquina, Beto Guedes ficou conhecido tanto pela timidez incontrolável, quanto pelas melodias refinadas. Ao lado de Milton Nascimento, Lô Borges e Flávio Venturini, este mineiro de 62 anos fundiu o pop que vinha da Inglaterra – com destaque para os Beatles – com os sons típicos de sua terra para criar uma das assinaturas mais fortes já produzidas por um grupo de artistas brasileiros.

1911va0605Celebrando essa obra que já passou dos 40 anos, a editora Neutra e Ultra Music estão lançando o Songbook Beto Guedes, com transcrição de 60 composições do mineiro. Com a ideia de contar uma história musical, o livro canções próprias, como O sal da terra, Amor de índio e Lumiar, e outras que se tornaram famosas em sua voz, como Balada dos 400 golpes (Luiz Guedes/ Tomas Roth/ Márcio Borges) e Cruzada (Tavinho Moura/ Márcio Borges). O pai Godofredo Guedes também é lembrado nas partituras de Cantar e Casinha de palha.

Em 1997, a Editora Irmãos Vitale já havia produzido outro livro com partituras de Beto Guedes. O novo Songbook, feito através do edital Minas Gerais 2012 do programa Natura Musical, conta com o dobro de canções e foi supervisionado pelo próprio compositor, que ainda realizou um show de lançamento na quarta-feira, 13, no Teatro Bradesco (BH). Um novo Songbook já está pronto e deve ser lançado em 2014, dessa vez com a obra de Lô Borges. Os próximos previstos são Vander Lee, Flávio Venturini e Marku Ribas.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles