13887 - DORIVAL CAYMI - ASPECTOS DIVERSOSA família Caymmi abriu as comemorações pelo centenário do patriarca ainda em 2013, com um tributo que reuniu os filhos Nana, Dori e Danilo. Reunindo apenas composições raras, o disco Caymmi (Som Livre) traz temas desconhecidos até pra família, como Sereia e Quando eu durmo.

Idealizado por Dori, também está a caminho o tributo Dorival Caymmi: Centenário, que vai contar com as presenças de Caetano Veloso, Mário Adnet, Chico Buarque, Gilberto Gil, Nana e Danilo Caymmi. Além dos momentos solos, os convidados se encontram em faixas como O que é que a baiana tem? e Minha jangada vai sair pro mar.

Diferente dos anteriores, o disco Dorival Caymmi – 100 anos (Universal) vai compilar 28 regravações de canções do baiano. Elza Soares, Dick Farney e Clara Nunes são algumas das vozes presentes na coletânea. O próprio Dorival comparece como intérprete em Risque e Na Baixa do Sapateiro, ambas de Ary Barroso.

Além dos discos, a neta Stella Caymmi reeditou a biografia Dorival Caymmi: O Mar e o Tempo (2001). O novo posfácio atualiza os últimos anos de Caymmi, falecido em 2008. Junto com o livro, ela está planejando uma exposição fotos, letras de música e pinturas estreará no Centro Cultural Correios de São Paulo.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles