joaodonato_lugarDepois de lançar seis discos instrumentais, tendo o piano como grande companheiro, João Donato aceitou um conselho do cantor Agostinho dos Santos e topou colocar letra em alguns dos seus temas. O resultado foi o disco Quem é quem, lançado em 1973. Com letras de Paulo César Pinheiro, Geraldo Carneiro e do irmão Lysias Ênio, Donato apresentou canções que, até hoje, fazem parte do dream team do seu repertório, como A rã, Até quem sabe? e Chorou, chorou. E, melhor, a experiência com a música falada o empolgou a procurar novos parceiros.

Tanto foi que, dois anos depois, viria uma segunda dose. Primeiro trabalho totalmente composto e arranjado pelo acriano, Lugar comum apresenta algumas das muitas sonoridades por onde o músico já havia passado. Tem bossa, tem samba, tem soul, tem funk. O principal parceiro do trabalho lançado pela Phonogram foi Gilberto Gil, responsável por nada menos que oito das 12 letras. É do baiano, por exemplo, a sintética e sincopada Bananeira, assim como a praieira faixa título.

Acrescentar letras às próprias melodias só fez aumentar o espaço de João Donato na música brasileira. Dali em diante, ele continuaria experimentando sons ao piano e se transformaria numa referência quando o assunto é o balanço latino adaptado aos ritmos tipicamente brasileiros. Ainda passaria muito anos sem gravar e morando fora do Brasil. De volta duas décadas depois, Donato retornaria ao seu posto de gênio criador, dono de um toque originalíssimo. Um dom natural, que poucos têm.

Veja as faixas de Lugar comum (1975):
1. Lugar comum (Gilberto Gil/ João Donato)
2. Tudo tem (Gilberto Gil/ João Donato)
3. A bruxa de mentira (Gilberto Gil/ João Donato)
4. Ê menina (Guarabyra/ João Donato)
5. Bananeira (Gilberto Gil/ João Donato)
6. Patumbalacundê (Orlandivo/ Durval Ferreira/ Gilberto Gil/ João Donato)
7. Xangô é de Baê (Rubens Confeti/ Sidney da Conceição/ João Donato)
8. Pretty dolly (Norman Gimbel/ João Donato)
9. Emoriô (Gilberto Gil/ João Donato)
10. Naturalmente (Caetano Veloso/ João Donato)
11. Que besteira (Gilberto Gil/ João Donato)
12. Deixei recado (Gilberto Gil/ João Donato)

>> Lugar comum (Gil/ Donato) por Carlus Campos

lugarCOMUM

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles