Banda Facada (Foto: Rafael Passos)

Banda Facada (Foto: Rafael Passos)

Muitas cabeleiras longas, pares de coturno, correntes e camisas pretas. Essa é a previsão para este fim de semana no Centro Dragão do Mar na primeira edição do Dragão do Metal. Voltado para os apreciadores do rock pesado, o evento começa nesta sexta-feira (5) e segue até domingo (7), com uma programação gratuita que inclui bate-papo com convidados e shows com 12 bandas.

O festival abre com uma conversa sobre o retorno do LP ao mercado nacional e internacional, apresentando, inclusive, apresentando índices de vendas mais promissores do que o CD. Para puxar o debate, a banda cearense Obskure recebe o quarteto paulista No Sense, liderado pela vocalista Marly. No mesmo dia, à noite, as duas bandas lançam no Anfiteatro seus novos trabalhos, em vinil de sete polegadas.

No sábado, o Dragão do Metal recebe Kid Vinil para uma conversa sobre livros sobre o rock. Cantor, compositor, radialista e escritor, o paulista de Cedral fez história no rock brasileiro dos anos 1980 como vocalista da banda Magazine, com quem gravou os sucessos Sou boy e Tic tic nervoso. Batizado Antônio Carlos Senefonte, Kid Vinil também é autor do Almanaque do rock (Ediouro), onde conta a história do estilo passando por discos clássicos e personagens lendários. O ex-VJ da MTV também escreveu prefácios para as edições brasileiras de Popcorn – O almanaque dos filmes do rock (Seoman) e Tocando a distância – Ian Curtis e Joy Division (Ideal).

Banda Encéfalo (Foto: Gandhi Guimarães)

Banda Encéfalo (Foto: Gandhi Guimarães)

Na parte musical, serão quatro bandas se apresentando gratuitamente até domingo no Anfiteatro. É o caso da banda Facada, que lança agora em vinil o disco Nadir, de 2013. O álbum sai em conjunto pelos selos Never Altar (EUA), EvereDayHate (Polônia) e Laja (Brasil). A apresentação conta com a participação do guitarrista Ari Saldanha, membro-fundador do grupo de grindcore atualmente residindo na Alemanha.

Segundo Amaudson Ximenes, curador e organizador do Dragão do Metal, a ideia do projeto é reunir e movimentar a cena metaleira local, mostrando os exemplos que têm conseguido espaço fora do Estado. É o caso da banda Encéfalo, que está com 21 datas marcadas para tocar na Europa. Ou ainda do trio Facada, que se apresentou no Porão do Rock, em Brasília, ao lado de nomes como André Matos, Titãs, Nação Zumbi e Cavalera Conspiracy. “As bandas daqui estão se movimentando. Um está gravando, outro fazendo clip, outro produzindo”, enumera.

Segundo Amaudson, que também é presidente da Associação Cearense do Rock (ACR), existe um interesse grande pelo material roqueiro produzido no Ceará, inclusive no exterior. “Tenho um amigo que mora em Hamburgo (Alemanha) e criou um selo, por onde lançou dois trabalhos da Obskure e outras demos do Non Sense. Esse material vende muito rápido e tem gente na Bélgica e em Portugal que se interessa. Assim, o nome (da banda) circula”, comemora.

Banda Betrayal

Banda Betrayal

Quando o assunto é Brasil e mais especificamente o Ceará, o quadro não é diferente. “O público daqui é grande. No (festival) Rock Cordel, o dia que tem show de metal é quando dá mais gente”, comenta acrescentando que existe uma rede de pessoas incentivando essa cena. “Tem gente que escreve em revistas de fora sobre as bandas daqui. Também tem muita gente produzindo shows e trazendo bandas de fora. Os eventos são pouco divulgados, mas tem seu público garantido”.

Serviço:
Dragão do Metal
Quando: de sexta (05) a domingo (7)
Onde: auditório (bate-papos) e anfiteatro (shows) do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Quanto: aberto ao público
Outras informações: 3488.8600

Programação:
Sexta-feira (5)
18h – O retorno do vinil à cena musical brasileira, bate-papo com as bandas Obskure e No Sense (SP)
20h – S.O.H
21h – Facada
22h – No Sense (SP)
23h – Obskure

Sábado (6)
18h – O rock na literatura, bate-papo com Kid Vinil
20h – Agressive
21h – Betrayal
22h – Encéfalo
23h – Clamus

Domingo (7)
20h – Jardim de Ferro
21h – Glauco King & The West Wolves
22h – Fireline
23h – Trem do Futuro

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles