Discografia

Dhenni Santos mergulha no rio de Luhli e Lucina

197 1

dhennisantosCom seis anos de carreira, o carioca Denilson Santos teve sua história pontuada por parcerias com a conterrânea Luli. Para quem quiser refrescar a memória, Luli – ou Luhli – foi parceira da cuiabana Lucina de 1972 até 1998. Juntas, elas fizeram algumas centenas de canções que encontraram em Ney Matogrosso seu intérprete mais perfeito. Parceria encerrada, ambas seguiram fazendo música e mantendo a boa forma em letras e melodias.

Denilson, que agora assina como Dhenni Santos, foi arranjador e violonista de Luhli e dividiu diversos trabalhos com a cantora. Agora, em 2014, ele se entrega de vez à obra da colega com o disco Pedra de rio, lançado pela Mills Records. São 20 faixas que traçam uma trajetória completa de Luhli e Lucina, dos anos 70 até jovem parceria com Zélia Duncan, e ainda aponta para a frente com algumas composições inéditas. Isso acaba se tornando um problema ao longo de esticados 72 minutos. Melhor se tivesse optado por uma seleção mais curta e peneirada.

As imagens que ilustram Pedra de rio evocam, inevitavelmente, a personalidade irrequieta de Ney Matogrosso. Andrógino e performático nas fotos, Dhenni soa menos impactante no microfone. Com voz grave e solenemente afinada, ele segura as canções numa região de segurança. O acompanhamento instrumental se sai melhor, misturando elementos acústicos, elétricos e eletrônicos para montar um emaranhado de sambas, cirandas, rocks e outros estilos.

Para um cantor desconhecido do grande público, abordar a obra de uma dupla cujo reconhecimento depende da atenção às fichas-técnicas (cada vez mais raras em tempos de download) é um ato de coragem e audácia. Luhli e Lucina, inclusive, avalizam o projeto e participam em duas faixas. Um resgate merecido que este Pedra rio promove para duas artistas que tanto fizeram pela nossa música.

1 comentário

  • Denilson disse:

    Obrigado, querido Marcos Sampaio, pela crítica tão bem construída.
    Só hoje é que tive conhecimento… Peço perdão pelo atraso.

    Se puder, entre na minha página no facebook, para acompanhar meus novos trabalhos musicais.

    Grande abraço,
    Dhenni Santos

    Oi, Dhenni. Não há atraso nenhum. Agradeço palas palavras e pela leitura. Abraço

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.