ANNIE-LENNOX_2014-Center-Photo_Robert-Sebree

Duas instituições da indústria fonográfica costumam ser sempre usadas por artistas que buscam reaquecer suas carreiras. Uma delas são as regravações de clássicos natalinos, outra são os álbuns com versões modernas para velhos standards. Annie Lennox não se fez de rogada e emendou um projeto no outro. Em 2010 ela lançou A Christmas Cornucopia, sua singela homenagem ao bom velhinho, e, quatro anos depois, Nostalgia, álbum de pretensões requintadas onde revisitas canções como I Put A Spell on You e Summertime.

Nostalgia, que destaca o piano e a voz possante da escocesa, fez sucesso, ganhou prêmios, mas rendeu uma única apresentação com seu repertório completo. O show, com direito a orquestra de cordas e sopros, aconteceu no Orpheum Theatre, em Los Angeles, no dia 28 de janeiro de 2015, foi registrado e, agora, lançado em DVD pela Universal. Levando em conta que ela não fez nem pretende fazer turnê com o repertório de Nostalgia, aquela noite pode ter sido única para os fãs de Lennox.

71YgPtbvBGL._SL1500_Aos 59 anos, a ex-Eurythmics reduziu consideravelmente suas aparições em público e só lança algo novo quando acha que tem algo relevante a dizer. Para a sorte dos fãs, a voz da cantora continua firme e sua performance cheia de emoção. Isso é o que se percebe ao longo das 18 faixas de An Evening of Nostalgia. Para dar o clima de luxo e nostalgia, foi pedido que as pessoas viessem a caráter para o show, o que só acrescenta em pompa.

É bem verdade que o set list reserva pouquíssimas surpresas. No entanto, as interpretações profundas e a entrega corporal de Annie dão nova alma às velhas canções. O registro de contralto da cantora vai de um baixo macio a um agudo corajoso, tudo com fluidez e sem excessos. Fazendo a cama para esta voz, os arranjos feitos ao vivo ganham mais calor e deixam a protagonista solta para improvisar. Georgia on my mind, logo no início da apresentação, deixa claro que ela a intérprete não está ali para brincar. A entrega é real.

Com muito espaço para canções lentas, An Evening of Nostalgia tem I Cover the Waterfront, entre as menos conhecidas, ganha balanço particularmente sedutor. Já God Bless the Child acentua no peso gospel com a ajuda dos vocais. E a tocante The Nearness of You não perde a beleza no arranjo arrastado. Aliás, a lentidão pode ser um ponto fraco do DVD, que parece preso em um determinado momento. Por conta disso, I Put A Spell on You, em arranjo vigoroso se destaca nos 73 minutos de apresentação.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=3TrSMaOZm3Y[/youtube]

Mood Indigo encerra a primeira parte do show com uma performance memorável e faz Annie se divertir junto com a plateia. Em seguida, ela volta para brindar com a plateia, interpretando sucessos da carreira solo, como Why e No More I Love you’s. Cantando e tocando piano, Annie Lennox encerra o show com brilho e voltar para suas férias por tempo indeterminado.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles