Por André Bloc (andrebloc@opovo.com)

slide-02

“É inacreditável poder escrever canções e ter gente do outro lado do mundo interessada em ouvi-las”. Da Finlândia, frio país do norte europeu, Tarja Turunen se transformou em uma estrela do rock e do canto lírico ao mesmo tempo. No domingo, a finlandesa se apresenta pela primeira vez em Fortaleza, em show marcado para as 18 horas, no Complexo Armazém.

Para iniciados, o nome Tarja Turunen é reconhecível sem necessidade de credenciais. É uma das vozes mais poderosas da música, milhões de discos vendidos. Parte do público, no entanto, ainda a reconhece como a ex-vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish, junto da qual Tarja ganhou o mundo com hits como Wish I Had An Angel e Nemo.

Apesar de ser uma das fundadoras do grupo, em 1996, Tarja foi expulsa da banda em uma carta pública assinada por outros membros em 2005. Desde então, a Nightwish trocou de vocalista outras duas vezes. Apesar do fim traumático, Tarja fala abertamente da expulsão. “Para ser honesta, eu nunca fui tão feliz na vida (quanto agora). Foi a melhor coisa que podia ter me ocorrido, possibilitando que eu pudesse respirar livre e fazer minha própria música”, responde, em entrevista por email ao O POVO.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=N12fVo70pd4[/youtube]

Atualmente, a cantora lírica e de rock segue em turnê pelo Brasil, passando por Fortaleza e outras seis cidades. Para Tarja, é uma oportunidade de contato com um dos públicos mais calorosos do mundo. “Vocês (brasileiros) sempre me receberam de braços abertos e isso é ainda mais maravilhoso para uma artista vindo de tão longe quanto a Finlândia. Se vocês amam alguém, vocês realmente mostra essa apreciação e amor. Isso é extraordinário!”, agradece a finlandesa, atualmente com 38 anos.

O repertório do show será formado principalmente por canções do álbum Colours in the Dark (2013), o quarto da cantora, mas o set deve contar ainda com outros sucessos solo e versões de músicas que ela cantava na Nightwish. Tarja possui ainda uma carreira lírica como soprano, com um alcance vocal que atinge as oitavas de meio-soprano e contralto, chegando ao mais agudo dos tons.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=B6VmQaX_OWw[/youtube]

Segundo Tarja, as audiências de rock e canto lírico têm comportamentos diferentes, mas se juntam para completá-la. “Nos meus concertos clássicos, a audiência está sentada, quietamente ouvindo a performance, enquanto nos show de rock, o público canta e grita junto comigo. No fim das contas, eu me sinto abençoada por uma carreira internacional tão cheia de opções”, admite.

Serviço:
Quando: domingo, dia 18 de outubro, a partir das 18 horas.
Onde: Complexo Armazém (Av. Almirante Barroso, 444 – Centro).
Quanto: Entre R$ 80 (Pista/ Meia) e R$ 320 (Frontstage/ Inteira).
Pontos de venda online

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles