Por André Bloc (andrebloc@opovo.com.br)

image001Sorriso, voz grave e chapéu foram os itens que apresentaram o cantor e compositor Marcos Lessa para o Brasil. Antes de tudo, porém, veio a música com que o cearense foi regado desde a infância e que, agora, dissemina para novas gerações. Amanhã, às 20 horas, o semifinalista do segundo The Voice Brasil (2013) se dobra àquele que é sua maior inspiração: Gonzaguinha.

A apresentação, marcada para o Teatro RioMar, é parte do lançamento do disco Estradas, que não só é totalmente composto por canções do filho de Luiz Gonzaga, como conta com a participação de três netos do Rei do Baião. As 14 músicas do disco são produzidas por Daniel, primogênito de Gonzaguinha, e sua irmãs, Amora e Fernanda também dividem vocais com Lessa. No show marcado para amanhã, Daniel é o convidado especial para cantar e participar de um momento cênico, segundo antecipa Lessa.

Estradas, no entanto, surgiu antes de o cearense conhecer os herdeiros do homenageado. “Era para ser um projeto especial, com apenas mil cópias, como uma forma de o Nordeste também comemorar os 70 anos de nascimento de Gonzaguinha”, lembra. Por intermédio do pesquisador Paulo Vanderley, Marcos Lessa entrou em contato com Daniel Gonzaga com o intuito de sondar os valores da cessão de direitos autorais da obra do pai para gravação. O primogênito não só liberou, como se dispôs a produzir o disco.

“Falando bem sinceramente, (a gravação) foi emocionante. Sou pisciano, então chorar é fácil. Parecia que aquela figura distante estava bem perto com os três ali do lado”, lembra Lessa. De acordo com o cearense, o show será formado com os principais hits de Gonzaguinha, de forma a convidar o público a cantar junto. Já o CD é dividido entre sucessos e músicas mais obscuras. “Uma delas nunca tinha sido gravada antes. Tem outras que só a Maria Bethânia cantou”.

Apesar da pouca idade – 24 anos -, o cearense segue um caminho consciente de ativismo em prol da Música Popular Brasileira (MPB), algo que traz ao Ceará, já levou para todo o Brasil e até para outros países. “Eu canto música brasileira porque é o que sempre gostei, foi com o que fui regado”, resume, assumindo os riscos de apostar em uma escolha menos comercial dentro de um descartável mercado fonográfico.

Seerviço:
Lançamento de Estradas, de Marcos Lessa
Quando: amanhã, às 20 horas.
Onde: Teatro do shopping RioMar (Av. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu).
Quanto: R$ 30 (inteira)/ R$ 15 (meia).
Pontos de venda: biheteria e online

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles