Por Hertenha Glauce, atriz, diretora teatral e fã

12392066_10201187976699025_7823351405415741086_n

Foto: Paulo Roberto Souza

Encantamento. Palavra que define o sentimento sobre o espetáculo Filipe Catto canta Cássia Eller, que está em cartaz até o domingo, 20, na Caixa Cultural. Encantamento por vários motivos. Encantamento pela direção primorosa de Ricky Scaff: cuidado, interligação, precisão. Encantamento pelo repertório escolhido: um passeio pelos diversos estilos que Cássia tão bem nos conduziu. Encantamento pelos arranjos que souberam achar o elo que liga Cássia e Catto pela voz, entendendo a particularidade de cada um sem perder a intersecção. Encantamento pelo performer, atento, cuidadoso, preciso e envolvente que é Filipe Catto, que sabe o que quer e nos arrebata com o jeito manso, quieto, até tímido. Encantamento pelo conjunto: banda, luz, cenografia, projeções, interação com o público, repertório e respeito com a homenageada.

Não era um show apenas para mostrar o repertório da Cássia sendo cantado por Catto, via-se que tudo foi pensado, ensaiado e para nós apresentado. Preciosismo com que cada música foi executada.

Posso aqui apresentar também pequenos detalhes que fizerama apresentação de quinta-feira, 17 de dezembro de 2015, na Caixa Cultural, o encanto que foi. Todas as vezes em que a opção era pelo acústico, a voz limpa e irretocável de Catto ganhava amplidão e nosso coração se enchia de beleza. Aquela figura andrógena, feminina, delicada e com voz límpida e linda ia nos cativando, nos envolvendo e ao final tinha o público na mão.

Como não lembrar da Tomada política, quando ofereceu à Eduardo Cunha a música Rubens! Mais um ponto para ele! Como não lembrar a beleza de ouvir numa versão quase acústica, Na Cadência do Samba/ Que o Deus venha e Smells Like Teen Spirit.Sem esquecer o convite, por ele feito ao público, de participar do show. Um convite para cantarmos juntos, Por Enquanto e Vá Morar com o Diabo. Mais uma vez, arrebatou a todos.

Para terminar, a precisão da direção, que o conduziu para o ponto inicial e numa linda homenagem Catto e todos os músicos aplaudem Cássia. Emocionante!

O bis, veio regado a celebração. A pergunta: – Por que vocês estão sentados? Imediatamente, todos atendemos ao chamado e de pé cantamos, cantamos muito, cantamos alto, ainda sob o repertório de Cássia. Uma brecha. Catto decide cantar a música de trabalho Dias e Noites. Em seguida, pedimos AdoraçãoEle prontamente atendeu e fechou em altíssimo estilo.

Mas não acabou aqui. Quem esperou para vê-lo, encontrou um Catto, simples, de chinelo, bermuda, camiseta e uma cerveja a mão. Um menino alegre, simpático e disposto a receber um a um todos que ali estavam. Conversava como se fôssemos amigos de longa data e que há tempos não nos víamos.

Uma noite, verdadeiramente, de encanto. Queremos mais! Queremos logo!

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles