Discografia

A linguagem da música brasileira

1039 1

PauBrasil1

Por Mariana Amorim (marianaamorim@opovo.com.br)

Com uma carreira nacional e internacional estabelecida desde 1979, o grupo Pau Brasil promove uma sonoridade única. Considerados um dos patrimônios da música brasileira, o conjunto paulistano, formado por Nelson Ayres (piano), Rodolfo Stroeter (contrabaixo), Paulo Bellinati (violão), Teco Cardoso (sopros) e Ricardo Mosca (bateria), traduz brasilidade e é referência no cenário da música instrumental no País.

Com um time de mestres, o grupo está lançando seu novo álbum Daqui. Sem tema definido, o disco busca reviver, de forma autoral, alguns dos mais célebres compositores brasileiros. De Tom Jobim, o grupo apresenta a pouco conhecida Saudade do Brasil, peça DPACK_3faces_2_aido célebre Urubu (1976). Com inúmeras regravações ao longo da história, o quinteto também apresenta sua leitura para No Rancho Fundo, de Ary Barroso. Tem ainda Moacir Santos (Agora eu sei), Baden Powell e Paulo César Pinheiro (Pai) e Heitor Villa-Lobos (Modinha).

Além disso, o repertório traz composições inéditas. A entrega à diversidade pode ser notada nas cinco faixas autorais que o Pau Brasil apresenta no álbum. Em Agreste e Caixote (faixa que já batizou um projeto revisionista do grupo em 2013), composições do pianista Nelson Ayres, é possível perceber referências ao sertão. Já Paulo Bellinatti vem de Pingue Pongue e Teco Cardoso de Sarapuindo.

Com três décadas de experiência, o Pau Brasil acumula 10 discos no currículo, alguns deles lançados em países como na França, Suíça, Suécia e Noruega. O disco Daqui celebra a primeira década da atual formação do Pau Brasil. Trata-se de um trabalho fiel à ideologia musical do grupo, onde a influência e o exercício do jazz são facilmente percebidos.

Daqui foi produzido por Rodolfo Stroeter, um dos fundadores do Pau Brasil. O contrabaixista atua no cenário musical brasileiro desde o final da década de 1970. Em 1994, Stroeter fundou o selo musical Pau Brasil Music, com identidade brasileira e contemporânea. O ex-diretor artístico da orquestra Jazz Sinfônico do Estado de São Paulo, ele já produziu artistas como Gilberto Gil e Marlui Miranda.

Serviço:
Pau Brasil – Daqui
10 faixas
Pau Brasil Music
Preço médio: R$ 30

1 comentário

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.