Por Isabel Costa (isabelcosta@opovo.com.br)

Quem quer aprender sobre o mercado fonográfico e a formação de profissionais dessa área pode participar do evento Lab Feira da Música, que começa hoje e segue até a quarta-feira, 20. A programação inclui palestras, demonstrações técnicas e cursos. São três dias para profissionais, produtores culturais, empresas de tecnologia e interessados no tema se encontrarem para debater as possibilidades da indústria cearense. A programação é gratuita. O evento abre os preparativos da 15ª edição da Feira da Música, prevista para agosto.

Parte das formações é ministrada por professores do Iatec, instituição que trabalha na formação de profissionais para o mercado de entretenimento. Segundo Humberto Pinho, diretor da empresa no Ceará, o evento iniciado hoje é uma oportunidade para aqueles que desejam entrar na área. “Conseguindo trocar ideias com quem já atua profissionalmente, com outros interessados nos assuntos e com os professores”, sinaliza.

A programação inclui formações sobre planejamento técnico para produtores de eventos, mixagem de monitor e vivência de estúdio. Haverá, ainda, o lançamento do livro Produção Cultural: Conformações, Configurações e Paradoxos, às 16 horas desta segunda-feira, 18. A publicação é assinada por Rachel Gadelha, uma das responsáveis pelo Festival Jazz & Blues em Guaramiranga.

Na quarta-feira, 20, os produtores Igor Miná e Bruno Gondim vão falar sobre produção e gravação musical – na palestra “A Magia do Estúdio”. Bruno destaca que a profissionalização ainda é necessária aos trabalhadores cearenses do mercado musical. “Mas tem existido um grande interesse nas palestras nos últimos tempos”, comemora. Bruno executa captação, mixagem e masterização, além de lecionar no Iatec.

Em todas as noites do evento haverá demonstração técnica do sistema PA, unidade da empresa MTX – uma das mais relevantes empresas de áudio do Brasil. Outras companhias de entretenimento, explica Humberto, estarão inseridas em uma rodada de negócios com exposição de equipamentos.

Programação
Dia 18
10h – Palestra – Sub: Problemas e Soluções
14h – Palestra – Projeto Luminotécnico para um Espetáculo Cênico
16h – Lançamento do Livro Produção Cultural
18h – Demonstração sistema de PA – MTX

Dia 19
10h – Lançamento Pro Tools | Cloud
14h – Palestra Iatec – Áudio: Teoria e Prática
16h – Apresentação Terça Técnica
18h – Demonstração sistema de PA – MTX

Dia 20
10h – Palestra Iatec – A Magia do Estúdio
14h – Palestra – Mixagem de Monitor
16h – Palestra Iatec– Planejamento Técnico para Produtores de Eventos
18h – Demonstração sistema de PA – MTXa

Serviço:
Quando: de 18 a 20 de abril
Onde: Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Inscrições gratuitas aqui
Telefone: 3181 4597

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles